Matagal domina ruas e calçadas da cidade

Em algumas calçadas já não há espaço para os pedestres, só para o mato
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Em algumas calçadas já não há espaço para os pedestres, só para o mato
Em algumas calçadas já não há espaço para os pedestres, só para o mato

A proliferação do mato nas ruas e calçadas está deixando a cidade com aspecto de abandono e isso tem incomodado a população. Não é preciso andar muito para encontrar um terreno abandonado ou um passeio que tenham sido praticamente engolidos pelo matagal.

Nos arredores da Escola Municipal Ambrósio Iantas, na Rua Pau Brasil, Jardim Itaipu, a situação está tão crítica que andar pela calçada se tornou uma aventura digna de desbravadores. “Meu filho pequeno quando passa pela calçada pra ir até a escola some no meio do matagal, uma coisa horrível de se ver”, comentou o morador Felipe Rangel Dattola.

A situação se repete na Rua Valério Sobânia, próximo à empresa Berneck, no bairro Capela Velha, onde o mato está tão alto que já não dá mais para as pessoas andarem pela calçada. “Sem dúvida o mato está dominando o cenário. Utilizo o transporte público e preciso andar pelas calçadas quase inexistentes na região. Além de ser perigoso por ter animais peçonhentos, a segurança pessoal também é colocada em risco. Não falta muito para Araucária se tornar uma extensão da Mata Atlântica”, ironizou a moradora Geovana.

“Nessa época de chuva o mato brota ainda mais rápido e a Prefeitura tem que agilizar os serviços de roçada, senão a cidade ficará com uma aparência de suja”, disse um morador da Rua Francisco Dranka, no bairro Fazenda Velha, onde o mato tomou conta das calçadas e também do parquinho de diversões, que fica na Rua Alexandre Wisocki.

Na programação

A Prefeitura informou que estes locais já estavam na programação de roçadas e, de acordo com a Secretaria de Obras, dentro de 15 dias o serviço deverá ser executado por equipes terceirizadas ou do quadro próprio de funcionários. A SMOP também disse ter constatado que não havia pedidos realizados pela população para o serviço. As solicitações devem ser feitas na Secretaria de Obras pelo telefone 3614-7580. Ainda de acordo com a secretaria, a responsabilidade de roçar a frente das casas e terrenos particulares é do proprietário do terreno, como consta no Código de Obras e Posturas do Município.


Texto: Maurenn Bernardo / Fotos: MARCOS CHARNESKI / EVERSON SANTOS

Compartilhar
PUBLICIDADE