Menos opinião, mais colaboração!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Infelizmente, ao longo das últimas semanas vemos uma aceleração significativa no número de casos de Covid-19 em Araucária e, da mesma forma, em todo o Paraná.

Como não poderia deixar de ser, essa aceleração pressionou o sistema de saúde, tanto público quanto privado, obrigando as autoridades a intensificar as medidas restritivas de circulação, de modo a tentar frear o avanço da doença e, por consequência, evitar o colapso da capacidade operacional de hospitais.

Tais medidas, como se sabe, não surtirão efeito se a população não for colaborativa. Muito embora essas determinações tenham caráter impositivo, todos sabemos que não é crível sua aplicação de modo ostensivo. Isto porque o contingente para fiscalizar e coibir aglomerações não é o suficiente para o tamanho de nossa população.

Precisamos entender que o momento é de colaboração, já que não estamos falando de se ter ou não recursos para acessar as redes de saúde, seja ela privada ou pública. Estamos falando do colapso do sistema integrado de saúde: faltam leitos, seja por questões estruturais e/ou humanas.

Exatamente! Chegamos ao estágio que sequer há enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e profissionais do gênero para operar eventuais novos leitos que pudessem ser abertos.

Da mesma forma, é preciso entender que a circunstância atual não pede para que você faça da pandemia da Covid-19 uma bandeira política, seja você um crente defensor das recomendações feitas pelos profissionais de saúde, seja você um negacionista nato, daqueles que acredita que o novo coronavírus é o “vírus chinês” criado em laboratório e que a “mídia” está transformando a doença em algo mais grave do que ela realmente é.

Longe de querer tolher o sagrado direito de expressão de todo cidadão, o momento é só de ser colaborativo. O momento é de fazermos os números da Covid baixar. O momento é de fazermos com que menos pessoas morram vitimados pelo novo coronavírus e isso a gente só consegue fazer evitando aglomerações, cuidando da etiqueta respiratória e mantendo as mãos sempre higienizadas.

Façamos todos isso e, quando essa crise sanitária passar, a gente volta a discutir e emitir a opinião que quisermos com relação à Covid! Faça sua parte! Seja apenas colaborativo! Boa leitura!

Publicado na edição 1241 – 03/12/2020

Compartilhar
PUBLICIDADE