Morador usa geladeira para incentivar a leitura

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Legenda 1 - Cópia
Já pensou em sair de casa para pegar o ônibus e encontrar uma geladeira fixada no ponto? Os moradores da Avenida das Nações, no bairro Estação, sabem bem o que isso significa. Desde o último domingo, 25 de outubro, o senhor João Eudes Onesko, conhecido como La Bamba, colocou uma geladeira no ponto inicial da avenida, e tem chamado a atenção de quem passa por ali. “As pessoas ficam curiosas, e quem está de carro sempre baixa o vidro para tentar entender o que está acontecendo”, conta, empolgado.

Segundo ele, o eletrodoméstico deixou o trabalho de resfriar alimentos para atender outra necessidade. “Hoje as pessoas quase não leem, então decidi colocar nessa geladeira todos os livros que tenho guardados em casa”, conta.

A ideia funcionou bem, e várias pessoas já levaram os títulos disponíveis e trouxeram novos volumes para o acervo da “biblioteca”. “Na segunda-feira, por exemplo, uma pessoa doou 10 livros e outras já falaram que vão colaborar também”, comemora o operador de guindaste, de 59 anos.

De acordo com ele, sua paixão pela leitura começou bem cedo e hoje prefere se manter afastado da tecnologia para usar o tempo livre em uma boa leitura. “Inclusive, tenho alguns em inglês e espanhol, e até coloquei frases nesses idiomas do lado de fora da geladeira. Assim, se a pessoa quiser traduzir, vai ter que pesquisar”, conta o morador, que incentiva outros arau­carienses a também usarem a criatividade para valorizar os livros que possuem. “Eu só precisei de uma geladeira antiga, um pallet e alguns ara­mes. E você, vai precisar de quê?, finaliza.

Texto: Raquel Derevecki / FOTO: MARCO CHARNESKI

Compartilhar
PUBLICIDADE