fbpx
Moradores de Araucária fazem fila para pegar água em bica, O Popular do Paraná
Seu Xico cuida da fonte natural há mais de 15 anos e conta que vem gente de longe buscar água ali. Foto: Marco Charneski

Por causa da longa estiagem e do racionamento, moradores de Araucária fazem fila para pegar água em uma bica existente na esquina das ruas Artur Hasselmann e Bruno Pilato dos Santos, no jardim Palomar, bairro Fazenda Velha. Mas a mina d’água tem um “guardião”, o seu Francisco do Carmo, um aposentado 73 anos, que tem o maior zelo e cuidado com essa maravilha da natureza. Ele até improvisou uma torneira, para facilitar a vida dos moradores, na hora da coleta da água, e batizou o local de Fonte de Água Viva do Seu Xico.

“Eu cuido dessa fonte há mais de 15 anos e vem gente de longe buscar água aqui. Às vezes tem fila, principalmente nos dias em que tem rodízios da Sanepar. Eu tô sempre cuidando e limpando o terreno, que fica nos fundos da minha casa, não deixo ninguém jogar lixo e todo mundo por aqui já conhece a Fonte do Seu Xico. Tem empresas aqui na região e os funcionários vêm com suas garrafinhas pegar água pra beber”, disse o aposentado.

A moradora Maristela, vizinha do seu Xico, sempre pega água na bica e diz que utiliza para beber e cozinhar. “Minha mãe só toma água dessa bica, ela tem 66 anos e uma saúde de ferro. Todo dia eu tenho que encher as garrafinhas dela, porque ela não toma outra água que não seja essa”, comentou a mulher.

O aposentado João da Silva Carvalho, de 81 anos, também só bebe água da bica. “Há 28 anos eu faço isso, venho aqui, encho meu galão de água e fico bebendo. Já vieram analisar essa água e diz que é boa pra beber. Eu mesmo me sinto bem fazendo isso”, relatou o senhor. Para ele, a água da fonte natural é bem mais saudável do que a água que sai das torneiras ou a água mineral.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1281 – 30/09/2021

VEJA TAMBÉM

Final de semana promete frio e geada

Quem gosta de um friozinho poderá aproveitar o final de semana do jeitinho que planeja. Nesta sexta-feira o dia amanhece com 3ºC e tem a

Compartilhe