Todos os bairros de Araucária estão sofrendo com os rodízios da Sanepar, mas no jardim Monalisa, bairro Boqueirão, a situação tem sido ainda pior. Segundo moradores, enquanto nos rodízios os outros bairros ficam sem água por aproximadamente um dia e meio, no Monalisa há casas que ficam sem água por quase dois dias. Isso porque quando a Sanepar abre os registros, depois das 36 horas do corte, geralmente às 4 horas da madrugada, as residências localizadas na parte mais alta do bairro só começam a receber água após as 15 horas.
“Quando a situação começa a normalizar, já está perto do próximo corte. A situação está bem complicada, porque apesar de as casas terem caixas d’água, muitas vezes a família é um pouco maior e a capacidade das mesmas não é suficiente para garantir o abastecimento por dois dias. E também não é justo que uma parte do bairro tenha água e outra parte fique sem, tem que ser igual porque todos pagam suas contas da mesma forma”, disse o presidente da associação de moradores do jardim Monalisa, Maicon Sulivan. Ele comentou ainda que os moradores estão sempre ligando para a Sanepar, pedindo alguma solução. “Pra piorar, já tivemos situações em que cortaram a água antes do horário que estava no cronograma, prejudicando ainda mais essas pessoas”, acrescentou.
Sobre as reclamações dos consumidores, a Sanepar enviou uma equipe até o local, instalou uma espécie de medidor, onde foi constatado que algumas casas, de fato, estavam recebendo água bem mais tarde do que o horário previsto no aviso. Como solução, a empresa informou que irá modificar o processo de abertura dos registros, ou seja, nas casas localizadas na parte mais alta, os mesmos serão abertos quatro horas antes, para que a normalização ocorra no horário prometido. Lembrou ainda que o rodízio é igual para todos os bairros, e que todos ficam o mesmo tempo sem água.
Texto: Maurenn Bernardo
Foto: Everson Santos
Publicado na edição 1218 – 25/06/2020