Moradores reclamam da falta de calçadas

Crianças andam pela rua, correndo risco de serem atropeladas
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Moradores reclamam da falta de calçadas
Crianças andam pela rua, correndo risco de serem atropeladas

 

No Jardim Iguaçu, moradores se queixam de um problema antigo: a falta de calçadas na rua Mato Grosso e na avenida Curitiba, que ficam no entorno da Escola Municipal Silda Sally. Segundo eles, a falta de passeios obriga pedestres a compartilharem a via com carros, ônibus e motos, colocando em risco a segurança dos mesmos. Pra piorar, a maioria das crianças tem entre 7 e 8 anos e vão para a escola sozinhas, isso sem contar as dificuldades enfrentadas pelos pais que têm filhos cadeirantes ou aqueles que possuem bebês e utilizam carrinhos.

Uma moradora contou que a comunidade vem pedindo providências há cerca de dois anos. “A Prefeitura alega que a responsabilidade das calçadas é do proprietário do imóvel, no entanto, a fiscalização, construção e manutenção dos passeios tem como responsável direto o próprio Município. Mas nada impede que o poder público autorize o proprietário particular do terreno a construir ou reformar a calçada conforme especificação técnica, mas nunca poderá obrigá-lo”, argumentou.

Na tentativa de pressionar a Prefeitura a intervir na questão, os pais decidiram se unir, organizaram um abaixo-assinado e coletaram 1.005 assinaturas. O documento foi entregue e protocolado na Secretaria de Urbanismo na segunda-feira, 23 de abril. “A Secretaria nos informou que dará atenção ao caso, mesmo porque, o Plano Diretor prevê melhorias nas calçadas e na acessibilidade no Município”, comentou a moradora.

A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMUR), ressaltou que no caso de terrenos particulares, conforme lei municipal, a responsabilidade de implantação e manutenção de calçadas é do proprietário e ele deve observar os requisitos quanto à acessibilidade. O proprietário pode ser notificado a cumprir o que está previsto em lei.

Quando se trata de terreno público, cabe ao município tomar as devidas providências. Qualquer morador pode registrar sua solicitação referente à calçada, mato alto, lixo em terreno baldio ou outra situação via Ouvidoria do Município. Essa solicitação não depende de saber quem é o proprietário do terreno; o importante é informar o local. O telefone é 0800-643-1550 (ligação gratuita). Há também o email ouvidoria@araucaria.pr.gov.br.

 

 

Foto: Divulgação

Publicado na edição 1110 – 26/04/2018

Compartilhar
PUBLICIDADE