Faleceu na manhã desta sexta-feira, 28 de janeiro, um dos personagens mais icônicos da história do jornal O Popular do Paraná: Choquito, cãozinho da raça pinscher, que por diversas vezes ilustrou postagens deste periódico feitos em redes sociais e anúncios institucionais.
Choquito tinha 17 anos e pertencia à senhora Sueli Dolinski, moradora do bairro Vila Nova. Dona Sueli é mãe do repórter fotográfico Marco Charneski, colaborador de O Popular há vários anos.
Por diversas vezes, Marco Charneski fez registros fotográficos de Choquito interagindo em sua casa. Em alguns desses cliques, o cão brincava com edições de O Popular e isto rendeu diversas fotos marcantes.
Historicamente, O Popular sempre foi um defensor da causa animal, razão pela qual prioriza em suas pautas notícias sobre guarda responsável, castração, campanhas de adoção e textos em que famílias procuram seus bichinhos perdidos. Essa paixão do periódico pelos pets sempre fez com que a redação se encantasse pelos registros de Choquito interagindo com O Popular. “Hoje é um dia triste para todos nós. Saber que o Choquito se foi causa lamento, mas também nos ajuda a recordar momentos divertidos e marcantes que tivemos com ele ao longo de vários anos. Nossos mais sinceros sentimentos ao Marquinho e à dona Sueli por esse dia difícil”, comentou Fernanda Marqueto, diretora de O Popular.
Como todo pinscher, Choquito era teimoso e não invariavelmente ranzinza. Não gostava que mexessem em seus brinquedos. Nos últimos anos sofreu com problemas de saúde, mas, com muito cuidado, dona Sueli conseguiu mantê-lo com qualidade de vida. Nesta sexta-feira, porém, ele descansou e já está sob os cuidados de São Francisco de Assis, protetor dos animais.
A família e amigos, a equipe de O Popular lamenta a passagem de um de seus mascotes e deseja força neste momento difícil.