Mortes por coronavírus ultrapassam homicídios em Araucária

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Mortes por coronavírus ultrapassam homicídios em Araucária

 

Desde que a pandemia do coronavírus foi oficialmente decretada pela Organização Mundial da Saúde, em 11 de março, 43 pessoas já morreram vítimas da doença em Araucária. O número supera o total de pessoas assassinadas de forma violenta na cidade, nesse mesmo período. Desde o dia 11 de março, até 31 de agosto, 26 homicídios foram registrados.

Em março, primeiro mês da pandemia, cinco pessoas foram vítimas de homicídio, mas a cidade ainda não havia registrado mortes pelo novo vírus, mesma situação nos meses de abril e maio, com seis e três mortes por homicídio, respectivamente, e nenhum caso fatal de coronavírus. Em junho, é possível estabelecer uma comparação, já que foram registrados quatro assassinatos, contra seis mortes pela Covid 19, em julho a proporção foi de cinco homicídios contra 22 mortes pelo coronavírus, e em agosto foram três assassinatos contra 15 mortes pelo vírus. Nesse contexto também é importante destacar que, embora o número de exames para detectar a Covid-19 tenha crescido, há óbitos de pessoas que não foram testadas ou cujos resultados não saíram. Já no caso dos homicídios, só há subnotificação se o cadáver não for encontrado.

O quadro, que apresenta um comparativo preocupante, também evidencia a importância de a população manter as medidas de proteção para conter o avanço da doença.

Publicado na edição 1228 – 03/09/2020

Compartilhar
PUBLICIDADE