Município sedia encontro sobre acessibilidade

Representantes de vários municípios participaram da discussão
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Representantes de vários municípios participaram da discussão
Representantes de vários municípios participaram da discussão

Araucária sediou na tarde de quarta-feira, 8 de abril, um encontro de formação sobre Acessibilidade Atitudinal e Arquitetônica que reuniu representantes de diversos municípios da região metropolitana, agentes políticos, representantes da Educação, Guarda Municipal, Conselhos Municipais, entidades que aten­dem pessoas com deficiência e representantes de empresas.

A formação surgiu a partir da decisão do Fórum Metropolitano de Gestores Públicos de Políticas para as Pessoas com Deficiência, criado em abril de 2014, com represen­tantes da região de Curitiba e que visa o planejamento de ações na área de maneira integrada e transversal.

Os participantes foram assessorados por representantes da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Instituto Municipal de Administração Pública, ambos de Curitiba. Na conversa foram debattidas as barreiras e desafios enfrentados em espaços públicos e privados, até mesmo nas casas relacionados à acessibilidade, bem como atitudes pessoais que não contribuem para a superação dessas dificuldades.

“Temos como objetivo trabalhar de forma intersetorial: poder público e sociedade ci­vil. Cada um com as suas competências”, resumiu a diretora do Departamento de Educação Especial Marli Kaczmareck. Junto com a secretária municipal de Educação Janete Maria Miotto Schiontek, Marli representa o município de Arau­cária no Fórum. Na abertura da formação, Janete deu as boas-vindas a todos e comentou sobre a importância de as pessoas com deficiência serem tratadas com mais respeito e como cidadãos que são.

Fórum

Com reuniões bimestrais, o Fórum Metropolitano de Gestores Públicos de Políticas para as Pessoas com Deficiência teve seu encontro também em Araucária no dia 8 de abril, mas no período da manhã. Com um ano de formação, o fórum metropolitano está fazendo o mapeamento e diagnóstico das situações relacionadas à acessibilidade encontradas em cada município; isso inclui leis municipais e serviços e ações desenvolvidas neles.

Em um futuro breve, será a vez de propor estratégias para aprimorar serviços nessa área, a divulgação de ações e conscientização e também pesquisas sobre financiamentos para investimentos nas cidades.

FOTO: Giliardi de Souza/SMED

Compartilhar
PUBLICIDADE