O muro do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – Área Integral (CMAEE Joelma do Rocio Túlio), recebeu uma obra de grafite e ficou mais vivo e colorido. O trabalho foi feito por um grafiteiro local, contratado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Conselho Escolar. “Foi uma ideia muito interessante, considerando que o muro da escola vinha sofrendo pichações constantes. Também é uma forma que encontramos de divulgar o nome do CMAEE, pois percebíamos que muitas pessoas não conheciam o trabalho aqui desenvolvido”, explicou Emiliane Woijick Selenko, diretora da unidade.

Ainda segundo ela, com o novo muro, as crianças terão orgulho em mostrar para suas famílias, o local que passam grande parte do tempo. “Foram desenhadas muitas imagens que representam as crianças, elas se identificam e é muito bacana ver a alegria delas”, destacou Emiliane.

“Lousas criativas”

No CMAEE Joelma vários outros mecanismos estão sendo adotados para melhorar o desenvolvimento das crianças. “Estamos tentando fazer um trabalho bem diferenciado para nossas crianças/estudantes, pois muitos deles estão há muitos anos conosco, temos estudantes que estão matriculados aqui há 17 anos, então precisamos organizar momentos diferenciados e que estimulem o desenvolvimento destas crianças, de diferentes formas”.

Dentro desse propósito, o Centro também desenvolveu um projeto de “lousas criativas”, para estimular as crianças que apresentam dificuldades no movimento de pinça (movimento que envolve os dedos polegar e indicador para pegar pequenos objetos). “Instalamos uma lousa preta no CMAEE, onde elas têm a liberdade de segurar e riscar livremente com o giz. Esse processo auxilia no posterior movimento de segurar o lápis, por exemplo. Já a lousa branca permite que eles (alunos) façam desenhos com tinta guache. É a preferida das crianças”, disse a diretora. Ela acrescenta que as lousas ajudam no desenvolvimento e permitem aos estudantes, dar vazão à criatividade.

Novos projetos

O CMAEE receberá novas melhorias em breve. “Na parte interna está prevista uma ampla revitalização, com pintura interna, mas principalmente com grafitagem, pois nosso Conselho Escolar entende que a SMED faz a manutenção do espaço, porém cabe a nós, como comunidade escolar, contribuirmos para deixar esse lugar ainda mais especial”, observou Emiliane.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1300 – 24/02/2022

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp