No último final de semana, o Teatro da Praça recebeu o musical “O Pulso que Desfez o Silêncio”, com elenco composto pelos professores Patrícia Santos e Marco Antônio Pereira e seus alunos. Os participantes e a organização comemoraram o sucesso do evento e agradeceram a todos que prestigiaram o evento. Os alunos também fizeram um agradecimento especial aos professores orientadores.

A montagem foi uma produção autoral que narrou, de forma lúdica e sensível, uma jornada de um sonho musical desde seu surgimento até sua concretização. Além de proporcionar ao público uma experiência artística envolvente, o espetáculo também promoveu uma reflexão sobre as decisões e prioridades da vida que, muitas vezes, interferem na realização de planos e sonhos. Para os alunos envolvidos, a apresentação representou uma oportunidade de vivenciar o palco e aprimorar a performance musical.

Patrícia Santos, da Escola de Iniciação Musical e Técnica Vocal Patrícia Santos, é professora e técnica vocal há mais de 15 anos. Ela tem parceria com a Marco Escola de Piano há 4 anos, e ambos realizam oficinas de perfomance. Neste ano, a oficina de perfomance foi o musical apresentado no Teatro da Praça. “No ano passado assisti Divertidamente 2 com meus filhos, e fiquei pensando como seria se o filme fosse um musical. Aí acendeu uma ideia: Já pensou se tivéssemos um musical usando o personagem ‘sonho’ como protagonista e construíssemos toda uma jornada até a sua realização? Assim, junto com o professor Marco, demos início à criação do roteiro e composições, uma a uma, pensando em cada personagem e cada arranjo para que nossos alunos pudessem executar”, relembra.

O professor Marco Antônio Pereira, da Marco Escola de Piano, já trabalhou com inúmeros recitais durante os últimos dez anos, dando aulas de piano. Ele conta que, quando surgiu a ideia de fazer um musical, uma nova luz acendeu dentro do peito. “Foi empolgante! Na mesma medida foi assustadora a quantidade de novas preocupações que vieram de carona! Em janeiro, em conjunto com minha sempre parceira Patricia, começamos montando o cast de personagens. Depois o processo de composição veio moldando os personagens de acordo com a experiência de cada um! Amarramos a história e percebemos que a mensagem do musical pode se encaixar em qualquer contexto pessoal/profissional. Qualquer coisa que exista hoje, um dia foi um sonho e que passou por toda a história do musical, naturalmente, até a realização”, conta o professor emocionado.

Os alunos disseram que ficaram bastante nervosos antes da apresentação, mas ao se lembrarem das palavras de incentivo dos professores, conseguiram enfrentar seus medos e inseguranças e fizeram um ótimo espetáculo para o público. “Nunca tinha feito nada parecido, nem segurar o microfone. Quando os professores falaram em musical, eu achei que não iria conseguir. Apesar de ter ficado muito nervosa, consegui aproveitar essa experiência que vou levar pra sempre no meu coração. Só tenho que agradecer!”, descreve uma das alunas.

Outros alunos também se expressam, dizendo que foi uma experiência incrível e que mudou a vida de cada um. “Como aluno, me senti emocionado e extremamente grato pela oportunidade de participar das aulas. Os professores não apenas ensinam música, mas também inspiram e motivam cada um de nós a nos esforçarmos para sermos melhores a cada dia. Muito obrigado por tudo!”, declarou outro aluno.

Edição n.º 1476. Victória Malinowski.