Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Idosos com 67 anos ou mais são os que andam fugindo da terceira dose e, com isso, colocam sua vida em risco. Foto: Carlos Poly

Se você é morador de Araucária e está com a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 atrasada, olhe só que notícia boa a gente te traz: nesta quinta e sexta-feira, 18 e 19 de novembro, você poderá completar o seu esquema vacinal sem a necessidade de fazer aquele agendamento chato.

Exatamente! A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) informou no final da tarde de ontem (17) que toda e qualquer pessoa acima de 18 anos e que tenha tomado a segunda dose há mais de cinco meses pode comparecer diretamente à unidade básica de saúde mais próxima de sua casa para receber a terceira dose.

De acordo com informações do Departamento de Vigilância em Saúde, são cerca de três mil pessoas que já estariam aptas a receber essa dose de reforço, que é feito com o imunizante fabricado pela Pfizer, mas que ainda não foram à UBS tomar a picada.

A Secretaria de Saúde informou ainda que o grosso dos “atrasadinhos” com a terceira dose são idosos na casa dos 67 anos ou mais, bem como trabalhadores da área da saúde. As pessoas precisam ficar atentas também para uma mudança recente no intervalo de aptos a receber o reforço vacinal, que é a diminuição de seis para cinco meses da data em que recebeu a segunda dose. Então, é importante que todos deem uma olhada na carteirinha e verifiquem se já não está na hora de receber a dose de reforço.

É necessário ficar atento também para o fato de que, nas unidades básicas, só está sendo aplicada sem necessidade de agendamento a terceira dose. Se a sua vez é de receber a segunda dose, não tem jeito. Tem que acessar aquele sisteminha chato no site da Prefeitura e fazer o agendamento para se imunizar no Centro Dia do Idoso. Ainda há vagas disponíveis para esta semana.

Exceções

A Secretaria de Saúde alerta ainda que por questões de organização interna, as pessoas que têm como unidade básica de referência a UBS Vila Angélica ou aquelas situadas na área rural ainda precisam fazer o bendito agendamento para a dose de reforço.

Dia D

Embora o Ministério da Saúde tenha convocado uma mega vacinação dos atrasadinhos para este sábado, 20 de novembro, a Secretaria de Saúde ainda não decidiu se Araucária aderirá ao movimento. A justificativa é que talvez o chamamento para esta quinta e sexta seja suficiente para colocar a fila dos atrasados em ordem. Porém, é importante ficar atento aos canais oficiais de comunicação da Prefeitura para verificar se haverá ou não vacinação no próximo sábado.

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1288 – 18/11/2021

VEJA TAMBÉM