Não recolher o cocô que seu cão faz na rua pode render multa

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Não recolher o cocô que seu cão faz na rua pode render multa

Quando andamos pelos gramados dos parques e ruas da cidade, é bastante comum dar de cara com diversos cocôs de cachorro, que são largados pelos donos sem educação. Muitos até recolhem, porém, deixam as sacolinhas com as fezes nas lixeiras de muitas casas, o que acaba gerando um incômodo.

É exceção, entre os milhares de proprietários, quem leva seu animal para passear com um saquinho em mãos. Recolher as fezes do bichinho é ainda mais raro. É por isso que em muitas cidades existe a obrigatoriedade do uso de coleira, da guia e do uso do recipiente próprio para recolher fezes. Em Araucária, de acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, não existe uma maneira de fiscalizar quem passeia com seu pet e não recolhe os cocôs. “A gente conta com o bom senso das pessoas. No entanto, o morador pode ajudar nesse trabalho, seja na frente da sua casa ou no condomínio. Ele poderá tentar identificar a pessoa que costuma fazer isso com frequência. Depois, entrar em contato com a secretaria, para que possamos ir até o endereço e fazer a notificação. Se houver reincidência, a pessoa poderá até ser multada”, explica a SMMA.

Outros meios de coibir essa falta de educação seriam a colocação de placas educativas ou a instalação de câmaras de monitoramento na frente das casas ou condomínios. Ainda assim, o mais importante é que o dono do pet tenha a consciência de recolher as fezes, colocá-las em uma sacolinha reforçada e jogar na sua própria lixeira.

Texto: Maurenn Bernardo

Foto: Everson Santos

Publicado na edição 1210 – 30/04/2020

Compartilhar
PUBLICIDADE