Pesquisar
Close this search box.
[the_ad id='140098']

No prato dos alunos da rede municipal tem produtos dos agricultores locais

O cardápio das crianças também inclui produtos orgânicos
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O cardápio das crianças também inclui produtos orgânicos
O cardápio das crianças também inclui produtos orgânicos

Alimentar quase 24 mil alunos é uma tarefa de muita responsabilidade. E, nos últimos anos, a Prefeitura tem investido na qualidade dos alimentos. Parte do que é servido nas escolas municipais e centros municipais de educação infantil (CMEIs) é adquirido de a­gricultores familiares do município por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Isto representa benefício para os pequenos agricultores (que comercia­lizam sua produção com mais facilidade) e para as crianças (que recebem alimentos mais frescos e saudáveis). Produtos orgânicos também fazem parte do cardápio.

No total, a Prefeitura tem 16 associações/cooperativas cadastradas (2 de Araucária) e 14 pessoas físicas (sendo 7 destes de Araucária). Há 3 anos fornecendo alimentos para a alimentação escolar, a Associação Campina dos Martins (que fica na localidade de nome igual), atualmente com 28 produtores, é um dos fornecedores de Araucária cadastrados. O presidente da associação e produtor Alaertes Afonso Musial conta que tem uma área de produção de 2 alqueires junto com seus irmãos onde produz repolho, brócolis, cebola, acelga, beterraba, cenoura, agrião entre outros produtos. “É um dinheiro a mais que ajuda bastante. Tem bastante agricultor pequeno que agora está entregando”, disse Alaertes referindo-se à dificuldade de alguns produtores em escoar a produção. Sobre a qualidade da produção local, o produtor garante a vantagem: “Nós colhemos hoje para entregar amanhã cedo. Chega fresqui­nho”, completou.

Somente neste ano, a Prefeitura adquiriu da Associação Campina dos Martins, para a alimentação escolar, 14 tipos de produtos. Entre eles: 204 kg de beterraba, 741kg de cenoura, 2.098 unidades de alface crespa, 965 kg de batata inglesa, 613 kg de batata salsa, 552 kg de tomate.

Orgânicos

Em outra região do município, na Campina das Pedras, a família Duran produz alimentos orgânicos que também vão parar no prato dos alunos de Araucária. Certificados de que são livres de agrotóxicos, esses produtos orgânicos são resultado de um trabalho cuidadoso de anos. “Aqui não pode usar nada [de agrotóxico]. A natureza que faz crescer”, explica a agricultora Terezinha Duran que junto com o esposo e filhos produz alface, brócolis, couve-flor, couve e outras hortaliças. A família dela entrega a maioria dos produtos orgânicos que produz para a alimentação escolar há cerca de um ano. “É um bom negócio. Você planta e é garantido que vai entregar e não vai perder a produção”, avaliou satisfeita.

Da propriedade da família Duran, a Prefeitura comprou este ano para a alimentação escolar: 1.374 unidades de alface crespa, 398 unidades de alface roxa, 183 unidades de alface americana e 156 unidades de escarola. Todos os itens de produção orgânica.

Alerta

Um estudo inédito e recente do Ministério da Saúde revelou que 60,8% das crianças com menos de 2 anos comem biscoitos, bolachas e bolos e que 32,3% tomam refrigerantes ou suco artificial. A Pesquisa foi feita em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números servem de alerta para pais e órgãos públicos sobre a necessidade de realizar ações que incentivem as boas práticas alimentares e de evitar diversos problemas de saúde relacionados à má alimentação.

Nas unidades educacionais de Araucária, além de nutritivo e saboroso, o cardápio (elaborado por nutricionistas) também atende àqueles alunos com restrições alimentares. Ao longo da semana, os alunos contam com um cardápio equilibrado, com fibras, vitaminas e minerais. Há orientações quando o assunto é sódio [sal] no preparo das refeições. Fri­turas e refrigerantes não estão nos cardápios e bolachas aparecem somente uma vez por semana [nas escolas]. Mas é preciso destacar que em datas especiais há um cardápio diferenciado com guloseimas.

Somados todos os fornecedores, as aquisições para a alimentação escolar da Se­cretaria de Educação, somente no mês de agosto de 2015, chegam a 34 itens.

FOTO: Carlos Poly / smcs