Pesquisar
Close this search box.
[the_ad id='140098']

Nossa Araucária sob aspecto legal

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

No próximo dia 11 de fevereiro, estaremos comemorando 133 anos da emancipação política de Araucária. Poucos sabem, contudo, como se deu a origem de nossa cidade, em especial quando nos atemos à questão legal.

Em 11 de fevereiro de 1890, pelo Decreto Estadual nº 40, sancionado pelo governador José Marques Guimarães, foi criado o município de Araucária, com território desmembrado dos municípios de Curitiba e São José dos Pinhais. A instalação oficial, contudo, deu-se no dia 1 de março de 1890, quando contamos com o primeiro prefeito eleito do município Manuel Gonçalves Ferreira.

 Já pela Lei nº 1.055, de 5 de abril de 1911, foi criado o Termo Judiciário de Araucária, cuja instalação foi em 4 de junho de 1911. Em 19 de abril de 1919, através da Lei nº 1.908 foi elevado à categoria de Comarca. Através do Decreto- -Lei nº 93, de 14 de setembro de 1948, voltou à categoria de Termo Judiciário, e em 25 de janeiro de 1949 foi elevado novamente à categoria de Comarca.

Vale destacar, que a população atual é formada por descendentes dos primeiros habitantes da região (luso-brasileiros, índios e negros) e de imigrantes poloneses, italianos, ucranianos, sírios, libaneses, alemães, japoneses e ainda por migrantes vindos de outras regiões do Paraná e do Brasil atraídos pela industrialização, a partir da década de 1970, com destaque para a implantação da REPAR, da Petrobrás, inaugurada pelo presidente da República Ernesto Geisel, em 27 de maio de 1977. O ex-prefeito, com mandato até janeiro de 1977, e que muito infl uenciou a vinda e inauguração da Refi naria Presidente Getúlio Vargas, foi o saudoso José Tadeu Saliba, advogado que marcou seu nome e tanto contribuiu para o crescimento de nossa cidade.

 Também é importante destacar que a árvore que dá origem à cidade, da espécie Araucaria angustifólia, ou pinheiro-do-paraná, ganhou um dia do ano Estadual para celebrar o Dia da Araucária. A Lei estadual 18.477/2015 instituiu o dia 7 de junho como o Dia da Araucária, data que passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná. A homenagem é apenas um dos instrumentos criados pela Assembleia Legislativa do Paraná para garantir a preservação da espécie. Outro destaque é a Lei 20.223/2020, que define regras para o estímulo, plantio e exploração da araucária.

Eis, portanto, um pouco da história de nossa cidade, contada sob o aspecto legal. O avanço e crescimento da “terra mais linda que há”, caminha de mãos dadas com a lei.

Viva Araucária!