Conforme previsto, a meia noite desta quarta-feira, 1º de maio, a organização social Beneficência Hospitalar de Cesário Lange assumiu o contrato de gestão do Hospital Municipal de Araucária.
A entidade foi a vencedora do processo seletivo feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) para tocar o HMA pelos próximos doze meses.
Judicialização
Ainda sobre o processo seletivo que resultou na contratação da Cesário Lange, a segunda colocada na disputa não concordou com o resultado e acabou recorrendo ao Poder Judiciário alegando que algumas pontuações dadas aos concorrentes não foram corretamente computadas pela comissão de servidores da Secretaria de Saúde responsável pela avaliação das organizações sociais que tinham interesse na gestão do HMA.
IDEAS
A organização social que questionou o processo seletivo judicialmente foi o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS), que é de Santa Catarina. A entidade foi a segunda colocada na disputa pela gestão do HMA.
Liminar
Ao analisar o pedido feito pela IDEAS, a juíza da 2ª Vara da Fazenda Pública de Araucária, Deborah Penna, acabou concedendo uma liminar para que o processo seletivo fosse suspenso até que o mérito da questão fosse analisado.
Três movimentos
Tão logo soube da decisão liminar, o Município tomou três previdências: 1º) ao Juízo que concedeu a suspensão do procedimento pediu a reconsideração, alegando que não houve irregularidades no processo seletivo. 2º) recorreu também ao Tribunal de Justiça por meio de um recurso chamado Agravo de Instrumento para suspender a decisão liminar de 1ª instância alegando que as regras do edital foram respeitadas. 3º) Recorreu também à Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná por meio de um recurso chamado Suspensão de Segurança alegando que a manutenção da liminar colocaria em risco a operacionalização do HMA.
Derrubada
Desses três movimentos jurídicos, o que primeiro teve análise foi a Suspensão de Segurança. Em decisão dada nesta terça-feira, 30 de abril, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen suspendeu a liminar que mandou parar o processo seletivo que resultou na contratação da Cesário Lange.
Pré-candidato
E Araucária ganhou mais um pré-candidato a prefeito. Trata-se de Rafael Dantas. Ele é presidente do PRD no Município.
Rede
Mais um partido ativou o seu diretório em Araucária. Desta vez foi o Rede. A informação de que a provisória do partido está ativa na cidade já consta do Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias do Tribunal Superior Eleitoral.
Integrantes
A presidência da Rede na cidade está com Roselaine Maria Hancz Pageski. A vice-presidência com Omar Alves Tomazolli. A secretaria geral com Aline Krizanoski Mazur e a tesouraria geral com Ismael Cantador.
Pisca queimado
O vereador Celso Nicácio (PSD) entrou em contato com esta Coluna para esclarecer uma informação que veiculamos na semana passada. Na oportunidade, dissemos que ele estava revoltado com os agentes de trânsito da cidade por ter sido multado sob a alegação de que haveria feito uma conversão sem dar a seta. Segundo Nicácio, a multa não teria sido por isso e sim porque o seu pisca estaria queimado. Porém, ele garante, que verificou certinho e o pisca de seu golzinho estaria funcionando normalmente.
Dando aquele “confere” nas obras
O vereador Vagner Chefer e o prefeito Hissam Hussein Dehaini vistoriaram na semana passada algumas obras públicas em andamento na região do Capela Velha. O bairro é considerado reduto eleitoral de Chefer. Na oportunidade, o edil fez questão de agradecer ao olhar carinhoso que Hissam tem tido por aquela comunidade, com a execução de obras de pavimentação que eram reivindicadas há anos, bem como a construção de escolas, cmeis e centros de saúde.