NP: Vereador quer dar nome de pastor à Praça da Bíblia
O vereador Paulinho Cabeleireiro apresentou projeto de lei para alterar o nome da Praça da Bíblia para Praça José Juval Beserra, ex-vereador e fundador da Primeira Igreja Batista de Araucária. Não é a primeira vez que tentam mudar o nome do espaço.
O vereador Paulinho Cabeleireiro (União) apresentou no último dia 17 de junho um projeto de lei para alterar o nome da Praça da Bíblia. A proposta ainda não foi analisada pelas comissões permanentes da Câmara, sendo que não é possível estipular a data em que ela será votada em plenário.
Pelo projeto de Paulinho a Praça da Bíblia passaria a se chamar Praça José Juval Beserra. Para o edil, a mudança seria justa porque o homenageado foi um cidadão que marcou a história de Araucária. “A alteração do nome deste espaço público específico carrega um profundo simbolismo, ligando a trajetória de fé e liderança do homenageado a um local de grande significado para a comunidade”, escreveu.
Para quem não se lembra, Beserra foi vereador na cidade durante três mandatos consecutivos: 1993/1996, 1997/2000 e 2001/2004. Ele faleceu em 1º de fevereiro de 2008. Ele também foi um dos fundadores e membros mais conhecidos da Primeira Igreja Batista de Araucária. “Na Câmara atuou como representante dos evangélicos que sem medir esforços lutou para atender os anseios e necessidades dessa comunidade”, escreveu o edil.
Embora ainda não seja possível saber se os vereadores vão ou não aprovar a mudança do nome da Praça da Bíblia, quem conhece um pouco a história de Araucária deve se lembrar que esta não é a primeira vez que alteram a nomenclatura do local. E da outra vez não deu boa!
Em outubro de 2012 o então prefeito Albanor José Ferreira Gomes alterou por decreto o nome da Praça da Bíblia para Praça Papa João Paulo II. A ideia não foi bem digerida por lideranças evangélicas da cidade. O argumento da época era o de que a praça se tornou historicamente um espaço de eventos tanto católicos como de evangélicos, sendo que a Bíblia era um ponto em comum entre ambas as religiões.
O nome rebatizado da Praça virou bandeira política, sendo que Olizandro José Ferreira, adversário de Zezé no pleito de 2012, prometeu a lideranças evangélicas que mudaria o nome do espaço caso fosse eleito. Como todos devem se lembrar, Olizandro venceu e cumpriu a promessa. Demorou um tempinho, mas cumpriu.
A mudança se materializou por meio do decreto nº 28.285/2015, de 2 de março de 2015. Nele, Olizandro “re-rebatizou” a então Praça João Paulo II, fazendo com que ela voltasse a se chamar Praça da Bíblia.
Edição n.º 1938
