Compartilhe esta notícia

A fim de valorizar tudo o que já foi construído historicamente pelos profissionais de educação do Município e a regulamentação do Plano Municipal de Educação, no ano de 2019 organizaram-se ações, como a reconstituição do Fórum Municipal de Educação; a reelaboração do regimento interno com as entidades nomeadas, com muito estudo, de forma participativa e coletiva; a designação das comissões permanentes; eleição de coordenador e vice; composição das equipe técnicas e equipe de acompanhamento do plano, as quais realizaram estudos voltados meta a meta, a fim de avaliar e monitorar o cumprimento dessas metas.

Durante o percurso do estabelecimento da rediscussão do Plano Municipal de Educação, foram realizadas diversas proposições coletivas, que viabilizaram garantir debates com a sociedade referente à educação do Município. Nesses momentos de reflexão e participação, principalmente dos profissionais de educação, houve planejamentos, rediscussões, momentos de estudos que criaram novas estratégias, objetivando-se avançar em direitos de crianças e adolescentes.

Da Conferência Municipal de Educação, ocorrida em agosto/2019, as proposições e adequações, resultado das discussões coletivas, foram organizadas em Notas Técnicas, submetidas à conferência para análise e avaliação da comunidade em geral, por meio de delegados instituídos e votação.

Das 20 metas do Plano Nacional de Educação, Araucária conta com 25 metas justamente porque se valoriza a educação para além das exigências por Lei. A lei nº 3.655/2020, sancionada recentemente, foi fruto desse trabalho árduo desenvolvido, representando, portanto, uma conquista de todos.

O acompanhamento das ações efetivas do plano, meta a meta, faz-se necessário por parte de todos, desde a comunidade escolar, pais, dirigentes municipais, cidadãos do Município, para que cobrem e exijam que as estratégias sejam aplicadas na prática, no cotidiano escolar. Só assim, com a participação de todos, podemos almejar cada vez mais uma educação de qualidade.

Aprendemos muito nesse processo, aprendemos enquanto cidadãos e aprendemos diante da diversidade de opiniões, num processo democrático e dialógico. Mais uma vez, nosso muito obrigado pelo caminho trilhado até aqui, e seguimos, pois o trabalho continua…

Texto: Jessica Novôa – Coordenadora do Plano Municipal de Educação – Departamento de Articulação Pedagógica / SMED

Publicado na edição 1242 – 10/12/2020

O avanço do Plano Municipal de Educação: uma conquista de todos - notícias da SMED  - O Popular do Paraná
Compartilhe esta notícia
Fechar anúncio