O Instituto Sagrado Coração de Jesus

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Essa é uma foto de 1928, dificilmente encontraremos alguém que a tenha conhecido pessoalmente pois quando a foto foi feita há quase um século, já existia. Assim era a instalação original do Instituto Sagrado Coração de Jesus.


Localizado na Rua Dr. Victor do Amaral no Centro, a antiga construção feita em madeira, já era uma divisão em um prédio industrial e residência familiar dentro do mesmo terreno, de propriedade da Família Alves Pinto ainda no início do século XX funcionava uma das Fábricas de Cerveja da região. Havia algumas fábricas de cerveja em Araucária no século passado, mas, como sempre ocorre a chegada de grandes marcas nacionais, desmotivavam os fabricantes artesanais e de menor popularidade.


Esses imóveis ficaram desativados, especialmente a fábrica de cervejas e posteriormente a Família Alves Pinto também passou a residir em outro imóvel desta feita na Praça Dr. Vicente Machado, e, por alguns anos esse local ficou desabitado, até que em 1928, após reuniões com algumas famílias já residentes na cidade e com a chegada de outras vindas para dar início à implantação de uma das maiores indústrias no Município este local foi escolhido, reformado, remodelado e transformado em uma escola. Eram poucas escolas na cidade, e mesmo as oficiais dividiam espaço com outros setores já existentes especialmente na áreas judicial.


O Instituto Sagrado Coração de Jesus foi inaugurado em 1928 nestas instalações. Além das famílias locais a sua construção contou com o apoio da Família Charvet que havia vindo para nossa cidade há pouco tempo para instalar a Fábrica de Tecidos de Linho São Patrício, uma das maiores indústrias que havia em nossa cidade e atualmente desativada. A direção da escola foi entregue às Irmãs de Caridade da Ordem Vicentina.


E não era somente salas de aula que a construção abrigava, aqui passou a ser residência das Freiras que também eram professoras e de alunas internas algumas delas vinham para mais tarde também seguirem a vida religiosa. O Instituto Sagrado Coração de Jesus, foi totalmente reformado e reinaugurado em 1950, sua construção agora sólida em alvenaria foi reinaugurado, o número de alunos crescia a cada ano, a escola era mista alunos e alunas recebiam a mesma educação, o uniforme era exigência da escola, azul marinho, branco e os sapatos pretos, para as meninas havia ainda o detalhe da fita azul no cabelo, desde a sua inauguração o uniforme do Sagrado Coração se destacava pela elegância de seus alunos, naturalmente que junto com as matérias oficiais educacionais a religião também fazia parte do currículo escolar.


Vemos atualmente o Instituto Sagrado Coração de Jesus que muitos também chamam de Colégio Estadual Sagrado Coração de Jesus, ser conhecido como Colégio Marista, a construção da escola como foi feita em 1958 ainda permanece, os campos e pátios que havia no terreno, agora são ocupados pelo Ginásio de Esportes e por construções das novas salas de aula devido ao crescente número de alunos. Como podem ver, o Instituto Sagrado Coração de Jesus era uma construção totalmente diferente do Colégio Marista. A escola é reconhecida há tempos como uma das melhores instituições educacionais do Estado do Paraná, um dos símbolos de orgulho da cidade de Araucária.

Texto de TEREZINHA POLY – Administradora da Página Araucária uma cidade uma saudade do Facebook.
Foto do acervo do Arquivo Histórico Archelau de Almeida Torres

O Instituto Sagrado Coração de Jesus
O Instituto Sagrado Coração de Jesus 1
Compartilhar
PUBLICIDADE