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A Secretaria Municipal de Educação de Araucária, por meio do Departamento de Educação Especial, promoveu no último dia 01/07, no auditório da UNIFACEAR, a formação com o tema: “O Trabalho em Colaboração para o Apoio da Inclusão Escolar: da Teoria à Prática Docente”, com a palestrante Prof.ª Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Carla Ariela Rios Vilaronga, docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP), Campus São Carlos/SP.
Nesse evento, participaram representantes das Secretarias Municipais de Educação da área metropolitana Sul, equipes gestoras da Educação Especial dos Municípios que compõem o Fórum de Gestores da Educação Especial (FORGEE) e demais profissionais da rede municipal de ensino de Araucária.
A formação com destaque no ensino colaborativo foi promovida em dois períodos e contou com a participação de aproximadamente 400 pessoas nos dois turnos.
O objetivo da formação foi apresentar os pressupostos do modelo de serviço baseado na colaboração entre educação básica e especial, abordando o papel dos profissionais da escola diante da inclusão escolar, e proposições desse modelo implementado no município de Araucária, pautado em evidências científicas e práticas.
A abordagem do tema incluiu a contextualização do Coensino como uma política pública já implementada em vários municípios do país, e que faz parte do processo inclusivo pensando em todos os envolvidos: família, serviços de saúde, profissionais da educação que atendem a criança/estudante, entendendo a articulação desses setores como fundamental para o sucesso de todo esse processo inclusivo.
Nesse sentido, o Departamento de Educação Especial realiza constantemente mediações in loco e reuniões mensais com as profissionais do Atendimento Educacional Especializado, equipes pedagógicas e gestoras das sete unidades que estão atuando com o coensino, das quais, três Unidades Educacionais são do Ensino Fundamental, sendo Escola Municipal Arlindo Milton Druszcz, Escola Municipal Ayrton Senna da Silva, Escola Municipal Delani Aparecida Alves e, quatro são da Educação Infantil, como o CMEI Campina da Barra, CMEI Califórnia, CMEI São Francisco de Assis e recentemente o CMEI Cachoeira.
Essas Unidades proporcionam momentos de estudos e formações com a comunidade escolar, a partir de referenciais teóricos e reflexão das práticas colaborativas desenvolvidas em seu contexto educacional, efetivando e desenvolvendo o ensino colaborativo como apoio à educação inclusiva.

Departamento de Ensino Especial

O Trabalho em Colaboração para o Apoio da Inclusão Escolar: da Teoria à Prática Docente

Publicado na edição 1319 – 07/07/2022

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