Onda de arrombamentos cresce e preocupa

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

20151217082349 (1)
Os casos de arrombamentos de residências aumentaram nas últimas semanas em Araucária. Condomínios, casas e sobrados geminados e residências com os chamados inquilinos temporários (que ficam por um período pequeno na cidade), viraram alvos preferidos dos arrombadores. Os crimes são cometidos quando os moradores não estão nas casas e, na maioria das situações, os bandidos levam tudo o que conseguem carregar, principalmente eletrônicos. Costumam agir em duplas ou trios, por questão de logística. Enquanto um ou dois arrombam o portão ou a porta da casa, um terceiro permanece no veículo, aguardando para dar fuga. “Neste caso recente que foi veiculado na mídia, onde uma casa estava sendo arrombada no bairro Fazenda Velha, os vizinhos perceberam a movimentação e através de um grupo de contato acionaram o morador. É um exemplo de que uma das formas de prevenção são os grupos de WhatsApp e o fato de os vizinhos se conhecerem, se ajudarem. A presença de pessoas na casa durante o dia também ajuda na prevenção, pois a maioria dos bandidos prefere agir de dia, com as residências vazias”, explicou o delegado João Marcelo Renk Chagas, titular da Delegacia da cidade.

Da mesma opinião comparti­lha o comandante da 2ª Cia da Polícia Militar de Araucária, capitão Nelson Stoccheiro. Para ele, a colaboração mútua dos vizinhos ainda é a melhor forma de prevenção. “Quando perceber a presença de veículos suspeitos próximo à casa, pessoas forçando o portão ou circulando em atitudes suspeitas, o ideal é sempre acionar o dono da casa e a polícia”, orienta.

Crise POR TUDO

O delegado João Marcelo acredita que esta onda de arrombamentos tem a ver com a crise econômica do país e com o aumento do desemprego, que tem levado muitas pessoas a entrarem para o mundo do crime. “É fato que a crise fez com que os casos de delitos patrimoniais aumentassem. Mas ainda existem meios de dificultar a ação dos arrombadores, o que não vai impedir os ataques, mas dificultar. A polícia também recomenda sempre que a vítima não entre em confronto com o bandido. No caso do Fazenda Ve­lha, por exemplo, o dono da casa chu­tou o veículo dos bandidos e, de uma situação de furto, poderíamos ter tido um latrocínio ”, explicou o delegado.

POVO PODE AJUDAR

A Guarda Municipal também orienta a população a sempre re­gistrar os casos de arrombamentos, mesmo aqueles em que os meliantes não tenham tido sucesso, pois isto contribui com as estatísticas e com operações mais ostensivas nos bairros de maior índice de ocorrências. “Nos últimos 30 dias a Guarda Municipal foi acionada em oito ocorrências envolvendo arrombamentos ou assaltos em residências, notando-se um aumento nos números em relação a outros meses. Infelizmente, devido a essas situações serem percebidas somente após algum tempo, dificulta muito a ação da Guarda Municipal ou da Polícia Militar em lograr êxito na identificação ou detenção dos indivíduos”, explicou Alaercio Jose Libel Nijo, diretor de departamento da GMA.

Quadro

A PM apresentou um balanço dos casos de arrombamentos ocorridos nos últimos três meses. Em março, por exemplo, das 45 ocorrências, 20 foram em residências. No mês de abril, das 47 ocorrências, 17 foram contra residências. Em maio, das 44 ocorrências, 13 foram contra residências, e no mês de junho, até a presente data, das 15 ocorrências, 9 foram em residências.

Lojas de alarmes estão vendendo mais

Com o aumento nos casos de arrombamentos, as lojas que vendem produtos na área de segurança eletrônica perceberam um aquecimento nas vendas. A Casa do Alarme comentou que, apesar da crise, a procura por sistemas de alarmes aumentou. “Notamos que as pessoas estão investindo em segurança. Sugerimos até algumas novidades no mercado como a central GSM. Quando o alarme é ativado ou desativado, o sistema manda mensagem diretamente para o celular do cliente, bem detalhada, com hora certinha, identificação de quem ativou ou desativou”, exemplifica o proprietário.

A Araularm também afirma que cerca de 90% dos clientes que procuram por sistemas de alarmes já foram vítimas de arrombamentos. “As pessoas estão se preocupando mais com segurança, mas infelizmente tem muitos que ainda preferem não se prevenir e só buscam soluções depois que viram vítimas”, ponderou o dono da loja. Entre as sugestões da Araularm estão as câmeras em HD e a central GSM, que hoje são as novidades no mercado de segurança patrimonial. “A maioria dos clientes procura pelas centrais convencionais, que avisam o cliente diretamente pelo telefone, mas não é um serviço monitorado. É mais em conta, mas menos seguro”, pontuou.

Dicas de prevenção

Para tentar evitar ou dificultar a ação desses marginais, as polícias sugerem algumas dicas de prevenção:

-À noite, mantenha um bom sistema de iluminação externo;
-Acostume-se a sempre trancar portas e portões de acesso a sua casa. Evite deixá-los abertos inutilmente ainda que por pouco tempo. Os delinquentes se valem de nossos descuidos;
-Antes de sair de casa ou da garagem, observe se existem pessoas ou veículos suspeitos nas proximidades;
-Ao atender estranhos, mantenha o portão fechado;
-Desconfie de vendedores e pessoas que chegam no cair da noite. Não permita sua entrada no imóvel;
-Crie com os vizinhos o hábito de verificar se há algo incomum acontecendo. Uma boa convivência com os mesmos pode evitar surpresas desagradáveis enquanto se está fora de casa;
-Coloque obstáculos internos que impeçam a abertura de portas e janelas quando você se ausentar;
– Caso note alguma pessoa, motocicleta ou qualquer outro veículo estacionado ou sistematicamente passando e observando residências ou prédios, procure observar características como cor, placas, adesivos ou sinais de identificação dos veículos e vestimentas, cor de capacete e outras que chamem a atenção;
– Acione imediatamente a Guarda Municipal (153 ou 3642-1226) ou a Polícia Militar (190) solicitando patrulhamento.

Texto: Maurenn Bernardo / FOTO: Marco Charneski

Compartilhar
PUBLICIDADE