Pesquisar
Close this search box.

Padre Leocádio Zytkowski está de volta à Araucária

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Padre Leocádio Zytkowski está de volta à Araucária
Após ter vivido uma experiência que mudou seu sacerdócio, Padre Leocádio retorna à sua cidade natal

 

Após 22 anos atuando em paróquias de outras cidades, o Padre Leocádio Zytkowski, que começou sua vida sacerdotal em Araucária, está de volta à cidade. Por último ele estava na Paróquia Senhor Bom Jesus de Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, onde havia sido transferido há pouco mais de um ano. Padre Leocádio retorna como vigário do Santuário Nossa Senhora dos Remédios para cumprir mais uma missão na sua terra de origem.

Ao mesmo tempo em que se diz feliz por estar de volta, o padre também ficou triste por sair de Guaraqueçaba, onde diz ter passado por uma grande experiência e um aprendizado muito importante. “Eu gostava muito daquela cidade, atendia mais de 30 comunidades, que viviam nas ilhas e no continente, atendi duas tribos indígenas, uma comunidade quilombola. O acessa a algumas comunidades é algo terrível, algumas pelo mar, outras tendo que percorrer estradas praticamente intransitáveis. Passei por vários sufocos, ficamos duas vezes perdidos no mar, duas vezes encalhados e uma vez o barco afundou, enfim, foram provas que me ajudaram a crescer como ser humano”, relatou.

O padre lembrou ainda que Guaraqueçaba, apesar de ser uma cidade turística e a maior em extensão do Paraná, é pobre e o povo enfrenta sérias dificuldades. “Aqui tem apenas uma farmácia, um posto de gasolina, tudo é mais caro por conta da dificuldade em transportar os produtos para cá. Ainda assim, é um lugar lindo e aconchegante, com um povo acolhedor e trabalhador, que vive feliz em meio às dificuldades. Valeu muito à pena ter vivido este tempo com eles”, diz.

Trajetória pastoral

O Padre Leocádio é natural de Araucária, nascido na localidade de Campina das Pedras, região rural. Ingressou no Seminário Menor de Araucária onde começou seus estudos, também estudando filosofia em Curitiba e Teologia em São Paulo, foi ordenado diácono em 6 de agosto de 1995 e sua ordenação presbiteral foi em 3 de fevereiro de 1996, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Araucária.

Na sua trajetória pastoral passou pela Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, alguns meses após sua ordenação como Vigário Paroquial: foi para as Santas Missões Populares (1997 à 2000); Paróquia Sant’Ana do Abranches em Curitiba (2001) como Vigário Paroquial; Paróquia Nossa Senhora das Graças e Santa Gema na Barreirinha/ Curitiba (2002 à 2010) como Pároco; Paróquia Santo Antonio, Imbituva (2010 à 2014) como Pároco; Paróquia Imaculada Conceição, Catanduva do Sul (2015 à 2016) como Pároco; Paróquia Nossa Senhora das Dores, Araucária (2016 à 2017) como Vigário-Paroquial; Paróquia Senhor Bom Jesus, Guaraqueçaba (2017 à 2018) como Pároco.

 

Foto: Marco Charneski

Publicado na edição 1121 – 12/07/18