Uma das principais empresas da área industrial de Araucária completa agora em fevereiro 50 anos de existência. Estamos falando da Parnaplast Embalagens, cuja história de crescimento e desafios superados se confunde com a da própria trajetória da cidade em que está instalada.
A empresa nasceu em 1974, com sede em Curitiba e focada na produção de sacos para cereais e supermercados. Dois anos depois veio para Araucária, se instalando numa área de quarenta mil metros quadrados. Na década de 1980 a Parnaplast entrou no segmento de embalagens de coextrusão.
Ao longo desse meio século de vida foram muitos os desafios enfrentados pela Parnaplast para sobreviver as guinadas da economia mundial e as constantes exigências do mercado, principalmente no que diz respeito a inovação e desenvolvimento de produtos que atendam as demandas de sua clientela.
Nessas cinco décadas de história, alguns fatos são determinantes para entender porque a empresa chega a 2024 em franca expansão, líder em alguns segmentos de embalagens e pronta para seguir oferecendo soluções tecnológicas efetivas para seus clientes. Um desses momentos é o início da década de 1.990, quando a empresa se consolidou no mercado de embalagens multicamadas de alta e média barreira, essenciais para a indústria frigorífica e laticínios, dentre outras. As certificações de qualidade em seu processo fabril também garantiram à Parnaplast um diferencial em seu segmento. Em 1997 a empresa obteve a ISO 9000. Três anos depois foi a vez da certificação BPF. Já em 2018 o certificado APPCC e, em 2020, a certificação FSSC 22000.
Para entendermos outro momento fundamental nessa história de sucesso da Parnaplast precisamos voltar 2005. Isto porque foi nesse ano que acontece a troca do controle acionário da empresa, passando da família Zimermann para a família de Francisco Zomer. Mais tarde, os Zomer’s reúnem suas empresas no FCO Group, que detém hoje seis marcas, dentre as quais a Parnaplast.
Impulsionada pela mudança de controle acionário, a Parnaplast foi ao mercado para ampliar seu parque de máquinas, de modo que pudesse entregar aos seus clientes mais do que simples embalagens e sim soluções criativas e inovadores para que esses produtos cheguem ao consumidor final sempre bem acondicionados e visualmente encantadores.
Simultaneamente a essa melhoria de seu parque de máquinas, a empresa também vem ampliando sua área construída. A fachada modesta da Parnaplast, instalada na Avenida das Araucárias há décadas, deu lugar a um grande prédio, todo espelhado. Em 2022, foi inaugurado o novo setor administrativo da unidade. Da mesma forma, a área fabril também está em expansão, devendo chegar ainda neste ano a quase 20 mil metros quadrados de área construída.
Hoje, a empresa conta com cerca de 310 colaboradores. O parque de máquinas funciona 24 horas por dia, tudo para atender os mais diversos clientes internos e externos. Os constantes investimentos em tecnologia, inclusive, fazem hoje da Parnaplast o maior fabricante de embalagens multicamadas do Brasil. Produtos que nós compramos diariamente nos mais diversos supermercados de Araucária e do país todo são embalados pela indústria araucariense, como presunto, salsicha, bacon, queijo e assim por diante.
E é a relevância da Parnaplast neste e outros segmentos de gêneros frigoríficos, de laticínios, massas frescas, agrícolas e outros tantos que fazem com que ao longo dos últimos 15 anos ela tenha apresentado um crescimento constante em sua produção anual. Em 2009, por exemplo, a empresa produzia menos da metade do que produziu no ano de 2023. E a meta para 2024 é seguir nessa toada, sendo que os investimentos na ampliação da unidade fabril e na compra de um novo equipamento devem fazer com que a produção neste ano seja até 20% maior do que no ano passado. Crescimento este que vai ao encontro do slogan da Parnaplast, que é “não acompanhamos as mudanças, somos parte dela”.
Edição n.º 1401