Parquinho em situação precária ameaça segurança de crianças

Crianças sobem no muro quebrado e correm o risco de cair. Foto: divulgação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Parquinho em situação precária ameaça segurança de crianças
Crianças sobem no muro quebrado e correm o risco de cair. Foto: divulgação

 

Os parquinhos infantis são ferramentas importantes nas escolas e creches, porque além de proporcionar momentos de diversão, também colaboram para o desenvolvimento das crianças. Através das brincadeiras, os pequenos podem aprender novas habilidades, a tomar decisões, a desenvolver a personalidade e a lidar com as diferenças. Mas isso só funciona quando os brinquedos estão em perfeitas condições de uso, o que não é caso do parquinho da Escola Municipal Irmã Elizabeth Werka, no Centro. As mães dos alunos da educação infantil reclamam que os brinquedos estão destruídos, colocando em risco a segurança das crianças.

“A casinha de bonecas está caindo aos pedaços, precisa ser tirada de lá antes que alguma criança se machuque. Tem um muro no parquinho que está quase ruindo, e os alunos sobem lá, está um perigo”, denunciou uma das mães. Outra mãe conta que os demais brinquedos também estão estragados, e como as crianças brincam no parquinho todos os dias, alguém precisa tomar uma providência urgente.

A direção da escola informou que está ciente do problema, inclusive já enviou vários ofícios para departamentos da Prefeitura e nada foi feito até o momento. Explicou que em julho do ano passado o Município assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público para que fossem feitas algumas benfeitorias nas dependências da escola, visto que no início desse ano a mesma passaria a absorver as turmas de educação infantil. Entres as melhorias estava a reforma e ampliação do parquinho.

“As reformas começaram em julho, mas logo em seguida foram paralisadas. Retomadas em janeiro deste ano, novamente não seguiram adiante. Então enviamos ofício para a Secretaria Municipal de Educação para que pelo menos retirassem a casinha de boneca e o muro que está quase caindo, isso antes que alguma criança se machuque. Já vieram aqui verificar o problema, mas até agora não tivemos uma resposta. O problema é que o parquinho é usado todos os dias para o recreio das crianças menores ”, comentou a direção.

A Secretaria Municipal de Obras (SMOP) informou que não houve paralisação da obra. A adaptação prevista foi concluída, porém, enquanto se busca uma solução, a estrutura danificada será retirada do local para evitar risco às crianças. Por sua vez, a Secretaria de Municipal de Educação (SMED), confirmou que está elaborando a licitação para aquisição de parquinhos nas escolas que necessitam.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1155 – 21/03/2019

Compartilhar
PUBLICIDADE