Jogando pela 5ª rodada do Campeonato Paranaense da Segunda Divisão – Segundona 2025, o Patriotas FC venceu o PSTC por 1X0 no sábado (10/05), no Estádio Municipal Álvaro Alves, e assumiu a vice-liderança na classificação.

O gol da vitória foi marcado por Eder Batista, aos 22 minutos do primeiro tempo. Com este resultado, o Quadricolor chegou a 10 pontos, logo atrás do líder Galo Maringá, que tem 13 pontos.

Pela 6ª rodada da Segundona o Patriotas enfrentará o Paranavaí no próximo sábado (17), às 15h30, no Estádio Municipal Dr. Waldemiro Wagner.

SUB-20

No Campeonato Paranaense Sub-20 – Série A o Patriotas sofreu uma derrota para o Rio Branco por 2X1, no domingo (11/05), no Estádio Nelson Medrado Dias. Após este jogo, válido pela 6ª rodada, o Quadricolor caiu para a 9ª posição na tabela, com 4 pontos, e nesse momento se afastou da zona de classificação. No entanto, está na cola do Araucária e do Londrina, 7º e 8º colocados, respectivamente, que possuem a mesma pontuação e só estão na frente por critérios técnicos.

Na partida contra o Rio Branco, o Patriotas abriu o placar aos 35 minutos do primeiro tempo, com o gol de Samuel dos Santos e terminou à frente no placar na primeira etapa. Disposto a buscar o empate, o Rio Branco marcou o gol aos 28 minutos do segundo tempo, com o jogador Kaique de Oliveira. O jogo seguiu com tudo igual no placar até que aos 38 minutos Davi Gama marcou o gol do desempate do Rio Branco. Dessa vez, foi a vez do Quadricolor correr atrás do empate, porém não teve a mesma sorte.

Pela 7ª rodada do Sub-20 o Patriotas jogará no sábado (17), às 15h30, contra o Cascavel. A partida será em casa, no CT Toca do Jacaré.

Patriotas vence o PSTC e assume a vice-liderança da Segundona Paranaense
Foto: Divulgação. No Sub-20 o time caiu para a 9ª posição, com 4 pontos, e nesse momento se afastou da zona de classificação.

Racismo no futebol também é crime!

Pela segunda vez no Paranaense Sub-20, jogadores do Patriotas Futebol Clube foram vítimas de racismo. Após o final da partida contra o Rio Branco, os atletas Yuri e Kayke sofreram ofensas com palavras de cunho racista – foram chamados de “gorilas”. Diante do ocorrido, a diretoria do Quadricolor emitiu um comunicado, no qual repudiou de forma veemente o fato ocorrido.

No texto, o Quadricolor diz ter reportado a situação para o árbitro da partida, que direcionou a queixa à Polícia Militar presente no local. Após identificar o torcedor do Rio Branco, a PM o conduziu à Delegacia, juntamente com os atletas que foram vítimas do ato. “O boletim de ocorrência foi registrado e os atletas prestaram depoimento na Delegacia. O Patriotas aguarda a decisão dos responsáveis, diante desse absurdo!”, diz a nota.

Sobre a situação, a reportagem do Jornal O Popular ouviu o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial – COMPIR, que descreveu que na sociedade brasileira o racismo estrutural faz parte do contexto histórico e por isso em todas as relações humanas podem haver essas marcas. O futebol não está protegido desses acontecimentos.

“Há necessidade de recontarmos nossa história a partir dos episódios positivos, sem esquecer de tratar os efeitos dolorosos que o racismo acarreta. Deve-se ter cuidado ao falar da violência, pois a dor não pode ser mensurada por outrem. Isso não significa que o racismo deva ser tratado somente por quem sofre, mas no conjunto de toda a sociedade. O racismo estrutural brasileiro é uma ferida ainda a ser tratada. Revisitar nossa história e refazer o caminho reparando os efeitos nos dias de hoje, seria de suma importância”, declarou Marcia Reis, vice-presidente do Compir.

Edição n.º 1465.