Pedestres estão incomodados com a falta de calçadas e poda de árvores na Manoel Ribas, O Popular do Paraná
Para passar pela calçada os pedestres precisam se abaixar para
não enroscar nos galhos das árvores. Foto: Marco Charneski

Os pedestres que circulam pela rua Manoel Ribas, nas proximidades da rotatória do jardim Maranhão, estão incomodados com dois problemas existentes na via: a falta de calçadas e a necessidade de uma poda nas árvores, cujos galhos gigantescos estão invadindo os espaços destinados à passagem. Não é raro ver pessoas desviando os galhos para poder passar, tendo que se abaixar ou mesmo andar pela rua naquele trecho. “Além de não ter calçadas em toda a extensão da rua, ainda tem essas árvores gigantes, que precisam de uma poda urgente porque estão atrapalhando”, comentou um cidadão.

Outra pessoa chegou a pedir para a Prefeitura conferir de perto o problema, alegando que a comunidade está sendo prejudicada. “A Manoel Ribas é uma rua bem movimentada, o tráfego de veículos é intenso, não dá pra gente ficar andando pela rua por falta de calçadas decentes ou porque os galhos das árvores estão invadindo o passeio”, disse.

Sobre as calçadas, a Prefeitura disse que é importante que os moradores registrem a solicitação via Ouvidoria Geral do município pelo 0800643-1550 ou ouvidoria@araucaria.pr.gov.br. Pela lei municipal vigente (Código de Obras e Posturas), cabe ao proprietário do terreno a manutenção da calçada. O morador não precisa saber se a área em questão é pública ou particular; basta informar no registro da Ouvidoria o endereço correto sobre o local da calçada. Se for área pública, entrará na programação de ações do município. Se for área particular, o morador será notificado para realizar a manutenção.

Com relação à poda de árvores, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente destacou que o que há na região são arbustos e que teve que esperar o período de florada de algumas espécies neste período. As podas estão sendo programadas para ocorrer nos próximos dias. Ainda de acordo com a SMMA, não há nenhuma solicitação de moradores para poda de arbustos ou de árvores nesta região. A SMMA disse que está à disposição para receber solicitações e esclarecimentos. O morador pode entrar em contato pelo telefone (41) 3614-7480.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1231 – 24/09/2020

VEJA TAMBÉM

Compartilhe