Pequenos produtores rurais recebem apoio da Prefeitura

Máquinas cedidas pela Prefeitura ajudam os produtores em suas colheitas. Foto: João Aroldo Rocha/SMAG
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Pequenos produtores rurais recebem apoio da Prefeitura
Máquinas cedidas pela Prefeitura ajudam os produtores em suas colheitas. Foto: João Aroldo Rocha/SMAG

A Prefeitura de Araucária tem diversos serviços de apoio ao agricultor que são feitos ao longo do ano. Neste momento está em execução o auxílio à colheita, com a disponibilização de três colheitadeiras (duas contratadas e mais uma própria do município). Serão cerca de 200 produtores atendidos, com estimativa inicial de colheita de 100 mil sacos de grãos para esse ano.
Cada produtor tem direito a 6 horas de colheita, independentemente do tamanho de sua propriedade. Para serem beneficiados com os serviços da Secretaria Municipal de Agricultura de Araucária (SMAG), os produtores precisam estar inscritos no Cadastro Estadual do Produtor Rural (CadPro), fazer um cadastro na SMAG e agendar o serviço desejado. Na data marcada, a máquina realiza o serviço na propriedade.

Com uma área de cerca de 4 alqueires, o agricultor Anésio Mika sempre conta com os serviços municipais e deverá utilizar a colheitadeira em meados de abril. Morador da região rural de Formigueiro, planta principalmente soja, milho e cebola, dentre outros itens para subsistência da família. Por se tratar de pequena produção, a família não tem tantos recursos tecnológicos. Por isso, desde que a Patrulha Rural iniciou os atendimentos agrícolas na cidade, Mika inscreveu-se no programa. “Já faz muito tempo que a Prefeitura nos dá esse apoio. A plantação de milho seria inviável para nós se não houvesse o amparo na colheita. Teríamos que terceirizar o serviço, o que é bem custoso”, relata.

Outra agricultora que utiliza os serviços de colheita, dona Sônia Vaz Torres, de 55 anos, mora na região do Capinzal. No perfil de agricultura familiar, sua propriedade produz milho, abóbora e mais alguns alimentos para consumo próprio. “Fazemos plantio direto, sem mexer na terra. Esse serviço da Prefeitura é importante para todos nós da roça, não só para mim. O prefeito está sendo muito humano. Que a Patrulha Rural nunca deixe de existir, assim conseguimos ter um pouquinho de lucro para sobreviver”, agradece.

A colheita é apenas um dos serviços ofertados pelo Programa Patrulha Rural de Araucária. Há também consultoria agronômica, promoção de cursos, distribuição de mudas e sementes, além de atividades para preparo do solo (com correção da acidez do solo, silagem, aragem, máquina niveladora e outras).

Araucária é um dos principais colocados na produção geral de grãos do estado. De acordo com a Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, na primeira safra de milho de 2019, a cidade estava em 13ª lugar no ranking estadual.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1252 – 11/03/2021

Compartilhar
PUBLICIDADE