Perturbações de sossego lideram chamadas na Polícia Militar

Todo final de semana são apreendidos equipamentos de som
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Todo final de semana são apreendidos equipamentos de som
Todo final de semana são apreendidos equipamentos de som

A paz e a tranquilidade dos arau­carienses estão cada vez mais ameaçadas pela falta de educação de algumas pessoas. Segundo dados da Polícia Militar, as ocorrências de perturbação de sossego crescem assustadoramente nos finais de semana. “Das 215 ocorrências recebidas via Copom 190 neste último final de semana (sexta, sábado e domingo) 70 foram solicitações de perturbação do sossego (32,5%). Isso sem contar as chamadas que caem direto no telefone da 2ª Companhia. São ocorrências de menor potencial ofensivo, mas que demandam intervenção policial”, observa o capitão Nelson Stoccheiro, comandante da 2ª Cia da PM de Araucária.

O capitão disse ainda que os policiais acabam deixando de realizar patrulhamentos preventivos e ostensivos com o objetivo de evitar crimes de maior gravidade, para atender a esse tipo de situação. “Frequentemente é necessário o emprego de mais de um policial nessas ocorrências em virtude da revolta dos infratores, que se acham no direito de perturbar os outros. Por isso, a PM já estuda uma operação especial direcionada aos locais que apresentam maior pro­blema com relação à perturbação do sossego”, destaca.

Moradores reclamam

Um morador vizinho da Praça da Câmara de Vereadores entrou em contato com a redação do Jornal O Popular para reclamar que o local está virando um campo de guerra, com carros abusando do som alto, bebedeiras e bagunça. “Os baderneiros deixam o som tão alto que as casas tremem, isso sem contar que nem a televisão conseguimos ouvir direito”, disse.

Outro denunciante comentou que no sábado e no domingo fica quase impossível dormir por causa do barulho. “A praça virou terra de ninguém, tem carro de som, pessoas fazendo churrasco, enchendo a cara, gritando, brigando. Era pra ser um ponto de lazer e não um ponto de ba­derna”, rezingou.

O capitão Stoccheiro explicou que a PM já designou uma equipe de policiais para atender especificamente as ocorrências de perturbação do sossego. A patrulha vai percorrer todo o Município na tentativa de reduzir os casos.

DE OLHO NO BARULHO!

A Secretaria de Meio Ambiente está realizando um treinamento com o GAT da Guarda Municipal para fiscalizar denúncias de caso de poluição sonora. Aproximadamente dez guardas participaram de uma capacitação no mês passado e uma nova turma receberá o treinamento na próxima terça-feira, 3 de março.

Sobre as denúncias relatadas na região da Câmara de Vereadores, a SMMA irá intensificar a fiscalização nos finais de semana. De qualquer forma, a população poderá entrar em contato com a Secretaria para fazer denúncias pelo número 3614-7480.

Os infratores podem ser notificados, receber advertência ou, em alguns casos, baseado no Código de Obras e Postura, poderão ser multados em valores que vão de R$ 50 a R$ 5mil.

Quanto ao limite de som para veículos varia de acordo com o zoneamento em que estiver, se está parado ou em movimento e também varia segundo o horário (dia ou noite).

Foto: EVERSON SANTOS

Compartilhar
PUBLICIDADE