Uma pesquisa de intenções de voto realizada entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro traz o atual prefeito Hissam Hussein Dehaini (Cidadania) com ampla vantagem sobre o segundo colocado na busca pelo comando de Araucária a partir de 1º de janeiro de 2021.
Encomendada pelo jornal O Popular do Paraná ao Instituto Paranaense de Pesquisa, Estratégia e Consultoria (IPPEC), a sondagem ouviu um total de 1.000 eleitores. A pesquisa foi devidamente registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PR-07882/2020, sendo que seu registro pode ser consultado por qualquer pessoa junto ao site do TSE.
A pesquisa levou em conta o perfil censitário do eleitorado araucariense, com base em dados disponibilizados pelo TSE e também pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A margem de erro do levantamento é 3,1% para mais ou para menos sobre o resultado apurado. Isso permite afirmar que o intervalo de confiança da sondagem é de 95%.
Resultados
O IPPEC convidou os entrevistados a manifestarem sua intenção de voto para prefeito de duas maneiras. Primeiro, de maneira espontânea, que é quando os entrevistadores apenas perguntam em quem a pessoa pretende votar. Posteriormente, é apresentado ao eleitor o nome de todos os candidatos ao comando do Município nestas eleições para que eles digam em quem pretende votar. É a chamada pesquisa estimulada.
Espontânea
Na sondagem espontânea, Hissam aparece com 50% das intenções de voto. Em segundo está Albanor José Ferreira Gomes (Podemos) com 14,80%. Hosana Marcondes (PT), Professor Brogian (PTC) e Gustavo Botogoski (PSL) também foram citados, mas com percentuais inferiores a 1% cada. Já os que não quiseram ou não souberam responder totalizaram 34,40%.
Estimulada
Já na pesquisa estimulada, onde o nome de todos os oito candidatos a prefeito é apresentado aos entrevistados, Hissam lidera com 61%. Na sequência aparece Zezé com 19,40%. Em terceiro está Hosana com 1,40%. Depois aparecem Gustavo e Genésio Natividade (PDT), ambos com 1% cada. Professor Brogian aparece com 0,80%. Péricles Alves Pinto (Avante) tem 0,60%. O candidato Silvinho Pereira (Patriota) não foi citado. Brancos e nulos somam 8,40%. Não quiseram ou não souberam responder alcançam 6,40%.
Rejeição
O IPPEC também perguntou aos entrevistados em quais dos candidatos eles não votariam sob qualquer hipótese. O maior índice de rejeição é do Zezé, com 23%. Na sequência aparece Hissam com 9,40%. Depois vem Gustavo com 8,40%. Péricles tem 4,20%. Brogian tem 2,60%. Dr. Genésio soma 2,20%. Silvinho Pereira aparece com 2% e Hosana com 1%. Não souberam ou não quiseram responder alcançam 47,20%.
Texto: Waldiclei Barboza
Publicado na edição 1237 – 05/11/2020