
A Polícia Militar realizou em Araucária a Operação Impacto, na semana passada. A operação teve início às 8h do dia 21, quinta-feira, e terminou na sexta-feira pela manhã.
Aconteceram bloqueios em diversos bairros da cidade, como Fazenda Velha, Vila Angélica, Costeira e também na região rural de Palmital, onde foram abordados 7 pescadores.
Ao total, foram abordados mais de 130 veículos e motocicletas, 6 ônibus e 650 pessoas. Um veículo foi apreendido, foram confeccionados dois boletins de ocorrência e foram presas quatro pessoas, sendo duas delas encontradas com mandado de prisão em aberto.
Foi confeccionado também um Termo Circunstanciado, por posse de animal silvestre. A ocorrência começou quando uma das equipes avistou quatro gaiolas penduradas em frente à uma residência na rua Janaína Assef, no bairro Cachoeira. Na abordagem, os policiais foram recebidos pelo proprietário da casa e das aves, o qual franqueou a entrada da equipe para fiscalização.
No interior da residência foram localizados três pássaros Canários Belga, aves exóticas consideradas domésticas, e um Coleirinho, este considerado nativo silvestre. Ao ser questionado sobre se possuía registro do Coleirinho, o homem disse que não.
Devido ao fato de se enquadrar no artigo 29, da Lei Federal 9.605, que determina crime manter animais silvestres em cativeiro sem a devida licença do órgão competente, o homem foi conduzido a 2ª Cia da PM para TC. A ave apreendida e a gaiola foram encaminhadas ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
Foto: divulgação
Publicado na edição 1119 – 28/06/2018