O policial militar Lopatiuk participou recentemente do Curso Internacional de Multiplicador de Polícia Comunitária no sistema Koban, do Japão. A etapa final do curso aconteceu em Caxias, no Rio Grande do Sul, e foi aplicado pela SENASP – Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Para participar do curso foi realizado um concurso interno e o policial de Araucária, da 2ª Cia do 17º Batalhão, foi selecionado. Foram 400 horas/aula dividas entre etapas de educação a distância, etapa presencial e entrega e avaliação de Trabalho de Conclusão de Curso.
O curso contou com disciplinas como direitos humanos aplicados à atuação policial, mediação de conflitos, polícia comunitária, policiamento orientado ao problema, sistemas e gestão em segurança pública, entre outros.
“O contato direto com a população, através de diálogo, é um aliado na prevenção dos crimes.Somando forças, entre a comunidade e a polícia, podemos evitar a repressão e até mesmo a perda do bem mais valioso, que é a vida. A aproximação da polícia com os cidadãos em uma parceria contra o crime é fundamental para uma vida saudável para todos”, afirmou.
Publicado na edição 1134 – 11/10/18