Pesquisar
Close this search box.

Porque somos contra o PSS

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Esta semana, a Prefeitura de Araucária publicou o edital do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de atendente infantil II. Ou seja, ao invés de ter chamado as candidatas do último concurso, quando ele ainda estava vigente, essa administração municipal deixou que o prazo se perdesse e abriu essa contratação emergencial.

Sabemos que com o grande número de crianças do município que precisam de Cmeis, a quantidade de servidoras é muito abaixo do que o necessário, porém defendemos que a contratação deveria ser feita por concurso público. Não podemos aceitar que as novas atendentes infantis chamadas por PSS tenham um contrato ainda mais precarizado que as servidoras atuais.

Essas profissionais já enfrentam todos os dias Cmeis com falta de estrutura, de servidores e ainda a falta de reconhecimento profissional. A Prefeitura não pode adicionar a essa difícil realidade mais problemas, como a não garantia de direitos, a não existência de plano de carreira e a insegurança de contratos temporários.

Precisamos de mais concursos públicos para atendentes infantis que garantam os direitos que todos os servidores municipais têm. Também é necessário que a principal reivindicação desse segmento seja atendido: o reconhecimento profissional. Nos últimos anos, muitas profissionais pediram exoneração pelas péssimas condições de trabalho e pelo não reconhecimento como professoras de Educação Infantil, pois a maioria das trabalhadoras tem formação de professora.

Portanto, somos contrários ao PSS! Não podemos precarizar ainda mais esse importante serviço para a população de Araucária. Também nos preocupamos que contratos temporários para essa função acabem impactando no serviço prestado e no desenvolvimento das crianças, pois não são criados vínculos com as trabalhadoras. Chega de descaso com a educação infantil! Queremos concurso público já!