O prédio onde funciona o Arquivo Histórico Archelau de Almeida Torres está passando por uma ampla reforma que vai melhorar a estrutura para atendimento e também garantir a preservação da construção histórica, que fica no Centro de Araucária. Serviços de pintura, troca do telhado e melhorias de acessibilidade estão entre as ações previstas. 

Atualmente, estão sendo realizadas ações de pintura da parte interna e ações de drenagem. Conforme o projeto haverá melhorias nos banheiros, pintura geral do prédio, novo telhado e forro e nova calçada com piso em paver na área externa, incluindo estacionamento. Dentro da estratégia de preservação das características históricas, o piso em ladrilho passará por recuperação e substituição (por mesmo modelo) das peças danificadas. 

A valorização do prédio histórico inclui ainda a manutenção das esquadrias e portas históricas, bem como a retirada do gradil. No caso do telhado, houve a preocupação em substituir as telhas antigas por peças do mesmo modelo (francesa), mantendo as características originais. 

Temporariamente, o Arquivo Histórico está funcionando (junto com o Centro de Informações Turísticas), na Rua Victor do Amaral, nº 416, a poucos metros do prédio que passa por reforma.

foto: Carlos Poly

Texto: Assessoria

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp