Preservar o meio ambiente também é coisa de criança

Uma das etapas é levar as crianças a verem de perto a situação dos rios
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Preservar o meio ambiente também é coisa de criança
Uma das etapas é levar as crianças a verem de perto a situação dos rios

 

Quanto mais cedo as crianças aprenderem sobre o meio ambiente, maiores as chances de despertar nelas a consciência pela preservação. Com este propósito é que a professora Fabienne (Bina) Charvet Inckot, que trabalha há 26 anos com educação ambiental, criou o projeto “Um Rio Perto Daqui”, voltado aos alunos dos terceiros anos das escolas da rede municipal de ensino. Bina trabalha atualmente na Secretaria Municipal de Educação e foi por solicitação da própria secretaria e do CMEC – Centro Municipal de Educação Cultural Lucy Moreira Machado – Ensino Multidisciplinar, que idealizou este projeto, com apoio da diretora e pedagoga da SMED Ida Hammerschmitt, que hoje faz parte do rol de cursos ofertados pelo setor (veja no quadroao lado, a lista completa dos cursos ofertados).

“Quando me pediram para elaborar um trabalho na área de educação ambiental junto às crianças dessa faixa etária, pensei em criar algo que mexesse com a consciência deles, para que passassem a olhar com outros olhos as reservas naturais que existes no entorno de suas escolas, como os rios, as matas, a fauna e a flora. O trabalho nas escolas que possuem rios nas proximidades, começou no final do ano passado, e este ano estamos dando continuidade”, explicou Bina.

O objetivo principal deste curso itinerante, segundo ela, é promover a educação para a sustentabilidade, tendo os rios como principal referência. A ação também vai contribuir para a prática da educação ambiental nas escolas. “Os alunos passarão a reconhecer a importância dos rios e sua relação com a nossa vida e a nossa saúde, refletir sobre como nossos hábitos cotidianos podem afetar de forma positiva ou negativa os rios e o meio ambiente em geral, promover o convívio harmonioso e respeitoso com o restante da natureza, proporcionar novas experiências através do contato com o ambiente natural e despertar a curiosidade e o interesse pelo tema proposto”, explanou a professora.

Como funciona

As atividades são divididas em dois encontros de 1h30 em cada turma. Os alunos assistem a um vídeo/desenho sobre o ciclo da água. A fase seguinte é uma atividade lúdica interativa com um cenário de rio, onde eles utilizam bonecos e demais figuras para representar o lado poluído e o lado limpo do rio. A próxima etapa é a de campo, onde eles exploram o entorno da escola até o rio. “Eles fazem um diagnóstico conjunto da situação do rio, identificando problemas, suas causas e possíveis soluções. Depois fizemos uma roda de conversa abordando os seguintes aspectos: 1) O que podemos fazer para manter o que está bom e mudar o que está ruim; 2) Elencar pelo menos 3 práticas cotidianas de proteção a água; 3) Assumir o compromisso de colocá-las em prática em casa e na escola; 4) Ensinar o que aprenderam para mais três pessoas que não tenham participado do curso. O objetivo é de que as crianças se tornem amigas dos rios e atuem como multiplicadoras nesse trabalho de preservação ambiental”, elucidou Bina.

Unindo forças

Também como parte das atividades, a professora Bina entrega cartinhas para cada um dos alunos, elogiando o empenho deles e da professora, por incluírem em suas rotinas o olhar curioso e cuidadoso para com o rio existente no entorno de suas escolas. Ela também explica a importância de conhecer e se sensibilizar com os problemas que acontecem além dos muros da escola.

Os alunos também são responsáveis em entregar convites para as pessoas da comunidade, convidando-as os pais, colegas, professores e vizinhos para que formem uma grande corrente de proteção aos pequenos córregos urbanos. No convite eles ainda explicam os principais problemas que encontraram durante a visita ao rio, sendo eles o lixo (maioria reciclável), esgoto das casas e ocupações das margens com casas onde deveria existir mata ciliar.

Escolas atendidas

Até o momento, o curso “Um Rio Perto Daqui” já atendeu as escolas Ibraim Mansur (4 turmas), Nadir Nepomuceno (3 turmas), Papa Paulo (2 turmas), Ambrósio Iantas (1 turma), Archelau de Almeida Torres (8 turmas). No total foram 434 alunos atendidos, de 18 turmas.

CMEC abrirá inscrições para cursos gratuitos

O CMEC – Centro Municipal de Educação Cultural Lucy Moreira Machado – Ensino Multidisciplinar, vai abrir as inscrições para diversos cursos gratuitos na próxima segunda-feira, 26 de fevereiro e ficarão abertas até o dia 3 de março. Os cursos Práticas Biológicas, Experimentos Científicos, Mecatrônica e Mecatrônica Avançada, Decoupage e Decoupage Avançada, Inglês Kids e Inglês Básico II e III, Teatro e Teatro Avançado, A Arte de contar histórias, Violão e Amo Pano, serão ofertados nos turnos da manhã e da tarde.

Somente no turno da manhã serão ofertados os cursos de Dança, Desenho, Violão e Jogos e Maquetes. E no turno da tarde os cursos serão de Confecção de Gibi e Desenho e Desenho Avançado.

As inscrições poderão ser feitas na Avenida Archelau de Almeida Torres, 1061, Jardim Iguaçu, fone 3901-5215. Os documentos necessários são xerox da certidão de nascimento ou RG, comprovante de residência e declaração de matrícula.

 

Texto: Maurenn Bernardo / Foto:divulgação

Publicado na edição 1101 – 22/02/2018

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