Pesquisar
Close this search box.

Primeira passagem da Maria Fumaça da Rumo por Araucária será neste sábado (09)

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Araucária está na rota da Maria Fumaça da concessionária Rumo, a maior operadora de ferrovias do Brasil. As luzes e a magia do Natal vão passar pelos trilhos da cidade no próximo sábado (09/12), quando a locomotiva seguirá para Curitiba, com previsão a partir das 19h, e na segunda-feira (18/12), quando estará vindo de Curitiba, com previsão às 22h. Embora a assessoria de imprensa da concessionária não tenha fornecido informações sobre os locais exatos onde a locomotiva fará paradas em Araucária, a previsão é de que isso ocorra em três pontos, a exemplo do que ocorreu em anos anteriores.

Um deles é na área rural de Guajuvira, em frente à casa Dom Polski Wagnerów, que fica a cerca de dois metros da linha do trem, nesse ponto há espaços suficientes para que as pessoas se acomodem e possam assistir à apresentação da Trupe do Papai e façam registros fotográficos. Outros locais de parada serão na PR-423, próximo à empresa Gerdau e no Trevo da Avenida Independência, no bairro Boqueirão, no acesso para a área rural de Campina das Pedras.

A passagem do Trem de Natal faz parte da ação “Rumo ao Natal”, que vai até dia 23 de dezembro. É uma iniciativa da concessionária, em parceria com o Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

A Maria Fumaça modelo Mallet 204 foi fabricada em 1950 e é a única em circulação na América do Sul. A locomotiva terá seus 800 metros iluminados com mangueiras de luzes de led e vai percorrer 21 municípios. Em todas as paradas da locomotiva histórica haverá a presença do Papai Noel e duendes.

Dicas de segurança

Para que todos possam assistir à passagem do Trem de Natal 2023 em segurança, seguem alguns cuidados essenciais:

  • Mantenha distância segura de 15 metros da linha férrea antes, durante e após a passagem do trem;
  • Escolha um local seguro para registrar suas selfies e imagens;
  • Nunca tente tocar ou subir nas locomotivas ou vagões, mesmo que estejam parados.
  • Tenha atenção redobrada com as crianças. Pais e responsáveis devem mantê-las em segurança.

Edição n.º 1392