Professor produz podcast para espalhar conhecimento pela rede municipal de educação

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Paulo Polita dá aulas de história nos colégios Szymanski e Marilze e criou o podcast “Educação e História”, disponível no YouTube e no Spotify

Contar histórias é a melhor forma de ensinar. Não é à toa, que é a partir de fábulas que inúmeras crianças aprendem sobre questões de vivência. A partir desse pensamento, o Professor Paulo Juares Polita Carvalho, que dá aulas de história nos colégios Júlio Szymanski e Marilze da Luz Brand, criou o podcast “Educação e História”, disponível no YouTube e no Spotify.

Unindo seu amor por rádio, a admiração pelo jornalismo apresentado pela voz e sua profissão, exercida desde 1998, o educador busca contar histórias, adaptadas de livros, que contenham ensinamentos e transmitam reflexões. “Penso que contar histórias é a melhor maneira de educar. Na vinheta que coloco no começo e no final de cada programa, sempre evidencio que educar é semear com sabedoria e colher com paciência, sendo uma luz no caminho. E a melhor maneira é contando histórias”, conta Paulo.

As produções também são utilizadas em sala de aula pelo professor, passando para os estudantes conhecimentos rápidos e pertinentes. Dentre alguns dos episódios já publicados, ele conta sobre a história da Estátua de Pasquino e de São Pedro, que, mesmo localizadas em Roma, também tiveram sua influência no Brasil, além da história da criação da Cruz Vermelha, organização humanitária de proteção e assistência às vítimas da guerra.

O projeto

A ideia nasceu a partir de um curso de locução profissional para rádio e TV. O professor também pensava em compartilhar mensagens educacionais, mas não encontrava maneira eficaz para isso. Contando os planos para os amigos em suas redes sociais, foi motivado a dar início ao podcast, que hoje já conta com mais de 10 episódios, com média de 5 minutos cada. A ideia é publicar os episódios semanal ou quinzenalmente.

Além do “Educação e História”, Paulo pretende dar início a um outro podcast para contar histórias sobre os bairros de Araucária e promover debates educacionais. Segundo ele, produz as gravações por paixão pela arte de narrar e contar histórias. “Sonhar é viver”, encerra o professor.

A produção técnica é geralmente feita pelo celular pela plataforma Anchor, mas sempre com o preparo adequado, com equipamentos próprios como microfone e interface para melhorar a qualidade do áudio.

Você pode ouvir ao podcast acessando o aplicativo do Spotify e pesquisando o nome do projeto “Educação e História”, ou no canal do YouTube, pesquisando pelo nome do professor “Paulo Juares Polita Carvalho”.

Professor produz podcast para espalhar conhecimento pela rede municipal de educação
Professor produz podcast para espalhar conhecimento pela rede municipal de educação 1
Compartilhar
PUBLICIDADE