Tímida e preocupada com seu primeiro emprego, Patrícia da Silva ingressou no Programa Adolescente Aprendiz em 2007 na esperança de conquistar seu espaço no mercado de trabalho. A experiência deu certo e hoje ela está entre os 1.278 alunos que passaram pelo projeto e valorizam a oportunidade que tiveram. “Eu entrei com apenas 14 anos e estava cheia de receios por ser meu primeiro emprego. Além disso, a rotina de trabalho e estudo foi intensa, mas valeu a pena”, garante a jovem, que atualmente trabalha como técnica de qualidade, e está há oito anos na mesma empresa.
Assim como ela, a araucariense Crislaine Czarneski também participou do curso de aprendiz e completou nove anos de atuação na companhia que a contratou. “Aprendemos a conciliar a teoria com a prática do dia a dia. Hoje percebo o quão importante foram algumas coisas que aprendi e que, na época, pareciam simples”, relata.
Com resultados como esse, o Programa Adolescente Aprendiz tem se solidificado na cidade de Araucária e este ano completa sua primeira década de atuação. Inclusive, a comemoração do sucesso aconteceu na última quinta-feira, 9 de julho, durante a formatura de uma turma de 60 alunos, realizada no Centro de Convivência.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, quatro jovens dessa turma foram efetivados nas empresas e os alunos que apresentaram melhor desempenho acadêmico e comprometimento com o curso ainda receberam uma bolsa de estudos. “Os contemplados foram Karl Harder, Gabriel Fermino de Almeida e Anderson Rufino de Carvalho”, informa.
Além disso, os formandos que não mantiveram vínculo empregatício aproveitaram o período de aprendizado. “É uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional. Vemos que muitos entram tímidos e saem desenvoltos, sabendo trabalhar em equipe e com outras qualidades que os diferenciam no trabalho. Temos orgulho de fazer parte do sucesso desse projeto”, comenta Anapaula de Borba Gehring Rudolf, analista de recursos humanos da empresa Gelopar.
O gerente do Senai de Araucária, Fabrício Luz Lopes, também valoriza o programa e agradece o empenho de todos que participam dele. “Foram 10 anos de muito trabalho e resultados expressivos. E, para isso, contamos com a interação de muitos alunos, que precisamos reconhecer e agradecer. Então, fica registrado o nosso muito obrigado”, finaliza.
Conheça o projeto
O Adolescente Aprendiz é uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e 39 empresas. A iniciativa prioriza adolescentes com idade entre 14 e 18 anos incompletos, que desenvolvem 704 horas de curso no período de um ano e meio e adquirem a oportunidade de atuar como aprendizes nas empresas com a prática profissional e o cumprimento da grade curricular de curso do Senai.
Texto: Raquel Derevecki e Assessoria