Programa de empreendedorismo gratuito abre inscrições em Araucária

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O Programa Empreenda Risotolândia, desenvolvido em parceria entre a ASID Brasil – Ação Social para Igualdade das Diferenças e o Grupo Risotolândia, está com inscrições abertas e interessados poderão se inscrever até o dia 30 de junho. Com o objetivo de desenvolver habilidades gastronômicas e empreendedoras, o projeto é 100% on-line e gratuito para mães e familiares de pessoas com deficiência, moradores de Araucária. A previsão do início do projeto é para o dia 7 de julho.

De acordo com a diretora executiva da ASID, Isabela Bonet, o Empreenda Risotolândia fornece as ferramentas de empreendedorismo para pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social e suas famílias, com o objetivo de oportunizar acesso a bens e serviços, para uma melhor qualidade de vida através da formação da rede. O Empreenda Risotolândia oferece encontros on-lines de desenvolvimento, centrados em três temáticas: como abrir o próprio negócio, planejamento da vida profissional e financeira e apoio psicológico aos participantes.

“O empreendedorismo pode ser uma oportunidade para pessoas com deficiência e seus familiares conciliarem uma renda com sua rotina familiar que, muitas vezes, é bem particular e específica. O programa pode fazer mais sentido ainda para famílias que tem uma pessoa com deficiência sem condições de entrar no mercado de trabalho, criando assim um apoio e um dinamismo familiar de envolvimento no novo negócio e desenvolvimento da pessoa com deficiência”, comenta Isabela.

Vagas limitadas

A edição de 2022 é destinada à familiares com pessoas com deficiência física que já possuam um empreendimento próprio ou que estejam buscando uma oportunidade ou caminho no mercado de trabalho na área de alimentação nas regiões de Araucária e no CIC, em Curitiba. O programa tem como meta auxiliar o desenvolvimento de 25 famílias.

As oficinas têm duração de três meses, com um encontro semanal de duas horas até a conquista da certificação. Há, ainda, sessões de mentoria, que são oferecidas às participantes com empreendedores e gestores voluntários. Na mentoria, os empreendedores terão acesso a um acompanhamento personalizado com uma mentora, que divide ferramentas e conteúdo que podem trazer impacto positivo no desenvolvimento do negócio; além de aumentar o networking e abrir portas para novas oportunidades.

Segundo a ASID, a edição deste ano tem como foco adicional fornecer conhecimentos para promoção de equilíbrio entre vida pessoal e profissional – um dos maiores desafios nas carreiras de mães/cuidadoras de familiares com deficiência, que ficou ainda mais evidenciado por conta do cenário socioeconômico gerado pela pandemia da Covid-19.  

Com a ampliação de conhecimentos sobre o mercado de trabalho, o programa contribui também para a autoestima das pessoas com deficiência. “Nossa expectativa é o desenvolvimento de competências empreendedoras e de capacidade técnica para a pessoa com deficiência e seus familiares, com o intuito de criar oportunidades de socialização e aumento de renda”, afirma a analista de comunicação interna do Grupo Risotolândia, Evellyn Sousa.

Serviço

As inscrições no Empreenda Risotolândia estão abertas até o dia 30 de junho e devem ser realizadas através do formulário do link  https://bit.ly/3wc6a6p  

Programa de empreendedorismo gratuito abre inscrições em Araucária
Foto – divulgação

Texto: Maurenn Bernardo