Alunos da Escola Municipal Rosa Picheth visitam Centro de Transferência de Recicláveis
O projeto Agente Ambiental Mirim, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, agora está atuando nas escolas da área rural do município. Seis instituições de ensino estão sendo contempladas nesta etapa, que acontecerá até julho: Escola Municipal Rural Rosa Picheth, Andréa Dias, Presidente Castelo Branco, Rui Barbosa, Edvino Nowak e João Sperandio. Como parte do cronograma, na sexta-feira, dia 21, trinta alunos da Escola Rosa Picheth fizeram uma visita orientada ao Centro de Processamento e Transferência de Materiais Recicláveis (CPTMR).
Durante a visita ao local, os alunos do 5° ano da escola puderam aprender um pouco mais sobre o processo de separação e enfardamento de recicláveis, o que pode ou não ser reciclado, conferiram como é realizada a transformação de vidros em artesanato e foram orientados sobre diversos temas de educação ambiental.
A professora responsável pela turma, Maria Leoni Wojcik, conta que os alunos ficaram impressionados com o CTMR. “Os primeiros comentários deles foram em relação ao cheiro, acharam que a unidade tinha a mesma função de um lixão e descobriram que não era a mesma coisa. Perceberam que se não lavarem os itens ao mandar para o reciclável vai dificultar o trabalho aqui, vai juntar moscas e bichos, por exemplo”, diz a professora.
Sobre o projeto
A iniciativa Agente Ambiental Mirim trabalha noções de saneamento, reciclagem e meio ambiente com alunos da rede pública de ensino. O objetivo da ação é formar multiplicadores que contribuam para a conscientização de questões ambientais na comunidade na qual os jovens estão inseridos, em espaços como a casa e escola deles.
A temática do projeto trabalhada para a área rural teve algumas adaptações em relação às turmas urbanas, já que foram incluídas discussões sobre preservação de nascentes, área de proteção ambiental, reserva florestal, agrotóxicos, dentre outras.