Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Dinâmica para descontrair os alunos que frequentam o cursinho. Foto: divulgação

O projeto Cursinho Popular AJA, idealizado por um grupo de estudantes voluntários de Araucária, está na final do RPC Game, um concurso realizado pela RPC TV e o Instituto GRPCOM para dar visibilidade e premiar iniciativas de jovens paranaenses. Eles concorrem com mais dois finalistas e para vencer, o projeto dos araucarienses precisa do voto popular. A votação está quase terminando, vai somente até a próxima sexta-feira, 12 de novembro, mas ainda dá tempo de dar uma forcinha para os estudantes. A computação do voto é semelhante a que ocorre nos programas Big Brother e The Voice, utilizando a mesma plataforma da Globo https://bit.ly/votacaorpcgame

Segundo a jovem Samile, uma das integrantes do grupo, a educação é a maior ferramenta de transformação social, por isso eles (estudantes) criaram, no início de 2021, o Cursinho Popular AJA. “Nossa equipe é formada, em sua maioria, por jovens universitários que foram alunos de cursinhos populares e, hoje em dia, retribuem esse auxílio ajudando outros jovens a buscarem uma vaga na universidade pública“, esclarece.

O projeto tem mais de 50 voluntários que atendem alunos em vulnerabilidade socioeconômica através de aulas online, aos finais de semana, não focando apenas no conteúdo didático, mas também orientando os alunos no passo a passo para o ingresso na universidade, desde o momento da inscrição na prova até a matrícula no curso, disponibilizando assistência de uma equipe de psicólogos. “Nesse período de pandemia em que as desigualdades sociais foram escancaradas, seguimos acreditando na mudança a partir da base, lutando através da educação popular para que o direito de que todos os jovens tenham acesso ao ensino superior seja alcançado de fato”, destacou Samile. Além dela, são autores do projeto os universitários Jeane, Hiully, Elias e Pedro.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1287 – 11/11/2021

VEJA TAMBÉM