Projeto do viaduto da Av. Independência com BR476 deve estar pronto em 10 meses

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Se tudo ocorrer conforme o planejado, dentro de dez meses a Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) já deve ter em mãos o projeto de engenharia e arquitetura que vai embasar a licitação para construção do viaduto no cruzamento da Avenida Independência/Carlos Cavalcanti com a BR-476.

Pelo menos este é o prazo que a empresa que vencer a licitação para execução do projeto terá para entrega-lo aos técnicos da SMOP. O certame já está em sua fase final, sendo que quatro empresas avançaram à fase de propostas. O Município estava disposto a investir até R$ 820,4 mil nesses estudos, porém uma das interessadas, um consórcio formado pelas empresas Obra de Arte Engenharia Ltda. e Davanti Engenharia Ltda. propôs executar o trabalho por R$ 361.200,00. Ou seja, praticamente 1/3 do valor original.

A abertura de envelopes com os preços aconteceu nesta segunda-feira, 13 de junho, sendo que agora o certame está na fase de recursos, onde as outras concorrentes podem questionar a proposta feita pelo consórcio. Só após isso é que a Comissão de Licitações declarará a vencedora da disputa.

A construção do viaduto naquele trecho da cidade já foi uma promessa feita por muitos gestores da cidade ao longo das últimas três décadas. Porém, somente agora é que se avançou a algo mais concreto como a contratação de um projeto para embasar a execução da obra, que – com certeza – carecerá de recursos que superam a casa dos dez, talvez vinte milhões de reais para sair do papel.

É justamente por conta dessa incerteza do valor a ser investido na obra propriamente dita que se faz necessário que o projeto que a embasará seja muito bem feito. As orientações preliminares para execução do estudo foram repassadas pela Secretaria de Obras Públicas e preveem que o viaduto tenha cerca de 400 metros de extensão e 21 metros de largura.

A Secretaria de Obras estipulou ainda que o projeto considere um viaduto a ser construído em concreto armado. Serão quatro vias em dois sentidos. Haverá ainda barreira de proteção em ambos os lados da pista e iluminação em led em toda a sua extensão

Projeto do viaduto da Av. Independência com BR476 deve estar pronto em 10 meses
Foto – Marco Charneski

Texto: Maurenn Bernardo

Compartilhar
PUBLICIDADE