Depois de concorrer com outros 296 projetos inscritos na Seleção Pública Comunidades do Programa Petrobras Socioambiental em 2014, uma iniciativa esportiva de Araucária está entre as 11 contempladas e será colocada em prática este ano.
O benefício financeiro de R$ 300 mil foi concedido ao Projeto Capoeira e Cidadania, do Serviço Social da Indústria (SESI), e deve ser empregado no período de dois anos com o objetivo de oferecer oficinas da modalidade para crianças e adolescentes de colégios públicos do entorno da refinaria da Petrobras.
De acordo com Marco Lourenço, representante da unidade do SESI em Araucária, o projeto realizará oficinas de capoeira para 150 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, que estão na faixa etária entre 10 e 13 anos. Esses estudantes serão escolhidos em colégios estaduais situados no entorno da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR) e devem iniciar as atividades no mês de março.
Segundo ele, as instituições de ensino beneficiadas serão o Colégio Estadual Lincoln Setembrino Coimbra, Colégio Estadual Deputado Vespertino Ferreira Pimpão e o Colégio Estadual Professora Agalvira Bittencourt Pinto, que possuem espaço físico para desenvolvimento das oficinas.
Texto: Raquel Derevecki / Foto: Victor Lovato