Conforme informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Araucária (SMMA), o ano de 2022 tem registrado uma significativa redução na quantidade de materiais recicláveis pela coleta seletiva (em relação aos mesmos meses do ano passado). Um exemplo é a coleta de 95,8 toneladas de recicláveis em março de 2021 contra 61 toneladas em março de 2022. Além da questão econômica e reflexos da pandemia, o aumento da coleta clandestina pode explicar a redução da quantidade de materiais coletados oficialmente. Com a coleta clandestina, aumenta também o risco de descarte irregular de materiais (sobras) em terrenos e córregos.
Os veículos de coleta oficial de resíduos receberam adesivagem atualizada recentemente. No caso da coleta seletiva, nos bairros, ela acontece uma vez na semana e, na área rural, uma vez por mês. A diferença de quantidade de materiais recicláveis coletados oficialmente entre 2021 e 2022 tem sido grande. Das 79,5 toneladas em janeiro de 2021 para 46,1 toneladas em janeiro de 2022; das 71 toneladas em fevereiro de 2021 para 58,1 toneladas em fevereiro de 2022; das 95,8 toneladas em março de 2021 para 61 toneladas em março de 2022; das 58,6 toneladas em abril de 2021 para 50,2 toneladas em abril de 2022.
A SMMA reforça que separar os materiais recicláveis e colocá-los para a coleta oficial é garantir que esses materiais tenham o destino correto e que não causarão problemas ambientais e de saúde. Por meio da coleta oficial, esses materiais seguem para o Centro de Processamento e Transferência de Materiais Recicláveis, onde terá impacto social importante gerando renda a dezenas de pessoas que trabalham no local.
De acordo com a SMMA, as coletas realizadas de forma clandestina podem gerar problemas ambientais já que é comum que recolham apenas os materiais com maior retorno financeiro e acabem descartando o restante em terrenos baldios e até áreas de proteção ambiental. Os moradores podem denunciar esse tipo de descarte irregular pelo telefone 3614-7480. É importante fornecer informações que ajudem a identificar o responsável (incluindo fotos ou vídeos), que responderá por crime ambiental. Para mais informações sobre coleta seletiva ou sobre descarte correto de outros tipos de materiais: 3614-7480.

Foto – divulgação

Texto: Assessoria

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp