Recadastramento biométrico de eleitores começa hoje

Chefe do Cartório Eleitoral, Yna Honda, orienta uma das noventa pessoas que irá trabalhar no mutirão da biometria
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Chefe do Cartório Eleitoral, Yna Honda, orienta uma das noventa pessoas que irá trabalhar no mutirão da biometria
Chefe do Cartório Eleitoral, Yna Honda, orienta uma das noventa pessoas que irá trabalhar no mutirão da biometria

Começa nesta terça-feira, 13 de outubro, e segue até 30 de março o processo de recadastramento de todos os eleitores de Araucária (a exceção são os que fizeram o documento depois de novembro de 2014, veja matéria abaixo), sendo que aqueles que não comparecerem ao Cartório Eleitoral da cidade terão seus títulos cancelados, não podendo votar nas eleições de 2016 e estão suscetíveis a uma série de sanções previstas na legislação brasileira.

Conforme a chefe de Cartório da 50ª Zona Eleitoral de Araucária, Yna Honda, para atender os quase cem mil eleitores que precisarão fazer o recadastramento biométrico ao longo dos próximos meses, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) preparou uma verdadeira operação de guerra para evitar que as pessoas que procurem o Cartório Eleitoral tenham que esperar demais. “Nossa meta é atender em torno de mil pessoas por dia. Para isso, teremos noventa pessoas trabalhando nesta força tarefa, com 29 guichês de atendimento”, destaca.

Durante o período que acontecer o recadastramento biométrico, o horário de atendimento ao público também será estendido, com os trabalhos tendo início às 9h e terminando às 18h, sempre de segunda a sexta-feira.
O que preciso levar?

Ainda conforme Yna, para fazer o recadastramento biométrico o eleitor precisa comparecer ao Cartório Eleitoral com um documento de identidade com foto (RG, carteira de motorista, passaporte), o título de eleitor, o CPF (que é opcional) e um comprovante de residência dos últimos três meses. “No processo de recadastramento, iremos colher a impressão di­gital dos dez dedos das mãos do eleitor, fazer uma foto e colher a sua assinatura”, explica. Também quando for fazer o recadastramento, o eleitor poderá – caso queira – alterar o seu local de votação para um local mais perto de casa ou algo assim.

É obrigatório

Outro ponto esclarecido por Yna é que o recadastramento é obrigatório a todos os eleitores de Araucária, sendo que aqueles que, por ventura, tiverem que se ausentar do trabalho para irem ao Cartório Eleitoral deve solicitar uma declaração de comparecimento. “Por ser uma obrigação prevista na le­gislação eleitoral, o empregador não pode descontar ou mesmo dar falta ao funcionário que for fazer o recadastramento. Para tanto, o funcionário precisa solicitar essa declaração de comparecimento e apresentar ao seu patrão”, explica.

Serviço

Para quem ainda não sabe, o Cartório Eleitoral fica na rua Francisco Dranka, nº 1079, no Vila Nova, bem próximo ao Fórum da cidade. Se você for ao local de ônibus basta ir até o terminal Central e pegar o Li­nhão 2 ou o Circular Olímpico.

Texto: Waldiclei Barboza / FOTO: EVERSON SANTOS

Compartilhar
PUBLICIDADE