Araucária PR, , 17°C

Esta semana os servidores da saúde da prefeitura de Araucária foram surpreendidos. Um político dedicou seu tempo para conhecer melhor a situação das UBS – Unidades Básicas de Saúde da cidade. A notícia deveria ser boa, mas vindo de um político sempre tem um porém… Durante essa “fisca­lização” servidoras que estavam TRABALHANDO foram fotografadas e expostas indevidamente por um nobre “fiscalizador” público. A foto em si não tem nada de mais. A maldade ficou por conta da legenda que o “nobre inspetor” escreveu na foto ridicularizando as trabalhadoras e mostrando todo o seu conhecimento da rotina de trabalho na área da saúde.

Para quem ainda não sabe, sindicato e servidores há muito tempo denunciam as péssimas condições das Unidades de Saúde do município onde falta tudo:

FALTAM 500 PROFISSSIONAIS DE SAÚDE: ESPECIALISTAS, AU­XILIARES DE ENFERMAGEM, AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE, DENTISTAS, MÉDICOS CONCURSADOS, AUXILIARES ADMINISTRATIVOS, TERAPEUTAS OCUPACIONAIS, PSIQUIATRAS…
FALTAM MEDICAMENTOS
FALTAM MATERIAIS (CURATIVOS, SONDAS E ETC…)
FALTA ESTRUTURA FISICA ADEQUADA
FALTA QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE JÁ SÃO EM NÚMERO INSUFICIENTE
FALTA VENTILAÇÃO E JANELAS EM SALAS DE CURATIVOS E EXPURGO
FALTA TRANSPORTE (CARRO E MOTORISTA) PARA ATIVIDADES EXTERNAS
FALTA MANUTENÇÃO ADEQUADA DOS EQUIPAMENTOS
FALTAM CONSULTÓRIOS MÉDICOS
FALTAM SALAS PARA CURATIVOS CONTAMINADOS
FALTAM TOMADAS, PILHAS, ADAPTADOR DE TOMADAS, LÂMPADAS, LIVROS E ETC…
FALTA MANUTENÇÃO ELÉTRICA, HIDRÁULICA, VIDROS, GRADES E ETC…
FALTAM EQUIPAMENTOS
FALTA ACESSIBILIDADE

Em contrapartida sobram: ratos e insetos (infestação em várias unidades), problemas ergonômicos causando adoecimento dos funcionários, agressão a servidores, unidades funcionando com menos da equipe mínima necessária para o atendimento da demanda e claro nobres políticos leigos fotografando a rotina da recepção e legen­dando conforme seu vasto conhecimento do assunto.

Mais do que mero “turistas” nos postos de saúde, os políticos do município deveriam ser usuários destes serviços. A nobre tarefa de realmente fiscalizar é muito honrosa! Nós enquanto sindicato apoiamos esta iniciativa!!! Tanto que já levantamos e citamos aci­ma os principais problemas nos Postos de Saúde da cidade. MAS PODEMOS E VAMOS FAZER MAIS!!! Estamos montando um dossiê, bem elaborado para encaminhar a todos os vereadores interessados em fiscalizar a saúde do município. E também nós fiscalizaremos os vereadores quanto a sua atuação junto ao poder exe­cutivo para a solução destes pro­blemas.

SÃO VÁRIOS OS PROBLEMAS QUE PRECISAM SER SUPERADOS NESTA ÁREA, MAS SE OS POLÍTICOS ESTE ANO CONSEGUIREM GARANTIR JUNTO AO EXECUTIVO PELO MENOS A NOMEAÇÃO DOS 500 FUNCIONÁRIOS QUE FALTAM PARA ATENDER A POPULAÇÃO JÁ SERÁ UM BOM COMEÇO!

Leia outras notícias