As obras de reforma e ampliação da Casa de Acolhimento, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), já começaram. Entre as melhorias que a instituição receberá estão a criação de salas de jogos e de informática e a ampliação do refeitório e da sala técnica, onde ocorrem as visitas, entrevistas com psicólogos e atendimento do serviço social. Também fazem parte do projeto a ligação da Casa com outro prédio, para ampliar o número de quartos e a criação de um espaço lúdico, com brinquedos pedagógicos.
Todas estas melhorias só estão acontecendo, graças a um esforço conjunto entre o Ministério Público, Poder Judiciário, secretarias de Obras e Ação Social, Codar, Aeciar e empresas da cidade. Através desta ação, está sendo possível angariar recursos junto aos empresários para investir em melhorias na Casa e também proporcionar aos acolhidos, mais conforto e um atendimento de qualidade.
A ampliação fará com que a Casa de Acolhimento consiga atender o limite máximo previsto em Lei, que é de 20 crianças – hoje são atendidas 15 crianças. Esta será a primeira ação, na sequência os parceiros pretendem estruturar melhor a instituição com mobília nova e outras melhorias, para proporcionar um atendimento mais adequado para crianças e adolescentes.
Parceiros
Os atuais parceiros da casa são: Hospital Municipal de Araucária, Viação Tindiquera, Sul Agrícola, Marie & Marie, Greca Asfaltos, Móveis Kujawa, Máster Temper, Gelopar, Instituto Mix, Risotolândia, Imcopa, colaboradores da CSN, Comab, Codar, Metalprint, Nibra, Naturagua, ADB Turismo, Aeciar, Secretaria de Obras, Secretaria de Ação Social, Poder Judiciário e Ministério Público. A Prefeitura, através da Secretaria de Obras, é responsável pela mão de obra.
Texto: MAURENN BERNARDO / FOTO: everson santos