Pesquisar
Close this search box.

Retorno presencial com segurança e perseverança

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Um segundo semestre se inicia e com ele algumas dúvidas permanecem, pois ainda estamos vivendo em uma pandemia. Neste momento, a urgência é o retorno das aulas presenciais no formato híbrido, que iniciou no dia 02/08, de forma escalonada, nas escolas da rede municipal de ensino.

Devemos traçar nossos objetivos para o restante do ano, tendo em vista os desafios que esse formato de ensino impõe!

Com mais de um ano e meio com as atividades presenciais suspensas, vimos algumas vezes nossas crianças e adolescentes desanimados por não conseguir acompanhar as aulas, por falta de algum material ou até mesmo por não ter um local adequado para os estudos.

Mas o que sempre temos que ter em mente é perseverar! E agora chegou a hora de retomar as atividades presenciais nas escolas.

Vemos muitos jovens e até algumas crianças desmotivadas com a escola, com o processo de ensino-aprendizagem, algumas até pensando em abandonar os estudos. Com a possibilidade do ensino híbrido, é hora de voltar aos bancos escolares e sentir a aprendizagem de perto.

Dúvidas sobre essa modalidade de ensino surgem, mas durante todo o mês de julho o Comitê Permanente de Retorno às Aulas, formado por representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Educação, percorreram as escolas e atestaram a segurança do retorno.

Mas, não podemos esquecer a nossa parte! O uso correto das máscaras e a higienização frequente das mãos, assim como o distanciamento de 1,5m entre as pessoas, não pode ser abandonado, para que a abertura das escolas prossiga e tão logo todos os estudantes possam voltar a esse ambiente tão rico e prazeroso.

Ressaltamos que, segundo a pediatra Patrícia Beleski Carvalho de Oliveira, seguindo os protocolos de segurança, o retorno presencial é seguro e que o retorno das crianças/estudantes às escolas deve ser incentivado, pois é importante para a saúde mental destas, pois elas precisam do convívio social e a escola é sim, um importante meio deste convívio!

Texto: Equipe SMED

Publicado na edição 1273 – 05/08/2021

Retorno presencial com segurança e perseverança
Retorno presencial com segurança e perseverança 1