Revisitando nossa história

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Revisitando nossa história

EDIÇÃO ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO – 130 ANOS

Nas mãos dos leitores de O Popular está mais um caderno especial em alusão ao aniversário de emancipação política de Araucária. Suplemento este que se tornou ao longo dos últimos anos a principal lembrança coletiva de que o Município encerrou mais um ciclo de doze meses e, por consequência, iniciou outro.

Editado há praticamente duas décadas, o especial de aniversário é como se fosse o bolo da festa. O momento dos parabéns, do assoprar de velinhas. É, mais do que isso, a oportunidade de revisitarmos a nossa história. E, ao fazermos isso, nos emocionarmos, nos indignarmos, aprendermos e, principalmente, entendermos que a Araucária que temos hoje é fruto do trabalho de gerações e gerações que vieram antes de nós.

No suplemento de 130 anos, optamos em contar a história de Araucária sob a perspectiva de pessoas comuns, como eu e você. Deixamos um pouco de lado a versão oficial, aquela do decreto nº 40. Preferimos a versão de quem viveu os últimos cinquenta, sessenta, setenta, oitenta, noventa anos de nossa Gentil Tindiquera e, por consequência, viram das janelas de suas casas, dos pátios de suas escolas, da caminhada pelas ruas, dos calos formados nas mãos e do suor que escorreu pelo rosto os dias se passando, o presente se tornando passado e o futuro chegando, tornando-se novamente presente.

Tornar esses cidadãos araucarienses protagonistas desse suplemento especial é também uma forma de homenagear aos mais de 140 mil moradores que temos hoje na Cidade Símbolo do Paraná. Afinal, cada um ao seu modo, com suas habilidades e limitações é o que forma a nossa comunidade.

Nossos personagens são negros, polacos, amarelos e brancos, não importa. São mulheres e homens. Alguns nascidos aqui, outros vindos de fora. Alguns têm sobrenome tradicional, outros não. Mas, independentemente de qualquer coisa, são todos especiais. São todos indispensáveis para Araucária. Indispensáveis, aliás, como somos todos nós.

A construção deste suplemento especial é também resultado do apoio de dezenas de anunciantes que contribuem diariamente para o desenvolvimento de Araucária. Em nossas páginas, você pode conferir a mensagem de cada um deles para a nossa cidade. Mensagens que materializam o compromisso dessas empresas com o nosso Município. Apoio este que não se resume meramente a geração de empregos e/ou recolhimento de tributos, mas também ao orgulho de pertencer a nossa comunidade.

O Popular faz questão ainda de agradecer ao apoio de todos aqueles que aceitaram contar suas histórias para nossa equipe. Agradecimento mais do que especial também para Dilma Kovalczyk, coordenadora do Arquivo Histórico do Município, guardião maior desses 130 anos de emancipação.

Parabéns, Araucária! Feliz 130 anos! Boa leitura!

Compartilhar
PUBLICIDADE