Richa anuncia instalação de radar para prevenir desastres naturais na RMC

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O governador Beto Richa assinou nesta quarta-feira, dia 6, no Palácio Iguaçu, um termo de cooperação técnica entre o Paraná e o Governo do Japão para instalar, no Paraná, um radar Banda X para monitoramento meteorológico e prevenção de desastres naturais na Região Metropolitana de Curitiba. O equipamento é de última geração e pioneiro no Brasil. A parceria se dá por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), que irá disponibilizar o sistema sem custos para o Estado. A iniciativa tem a parceria, ainda, JRC, empresa japonesa do ramo de radares.

O equipamento será instalado na sede do Simepar, no bairro Jardim das Américas, em Curitiba, e deverá entrar em operação em até 60 dias. Com a parceria do Simepar, o radar Banda X irá coletar as informações pluviométricas e fazer o cruzamento com informações de deslizamentos já ocorridos na região. Com isso, o Sistema de Previsão de Deslizamentos possibilitará a indicação de prováveis ocorrências, permitindo a emissão de alertas antecipados de desastres.

Richa explicou que o Paraná ampliou as ações de proteção e defesa civil, desde o desastre que atingiu o Litoral do Estado em março de 2011, que ficou conhecido como Águas de Março. “Naquele momento percebemos que algo precisaria ser feito para proteger nosso Estado de desastres naturais provocados por fenômenos climáticos. Iniciamos naquele momento um grande planejamento para investir na área de prevenção de desastres naturais severos”, disse ele.