Recentemente a Guarda Municipal prendeu um casal furtando uma placa de sinalização, na divisa entre Araucária e Curitiba. Era justamente a placa indicando o limite entre os dois municípios. O que mais chamou a atenção no fato foi a audácia dos ladrões, que nem se intimidaram em roubar um equipamento que pertence ao patrimônio púbico e cuja retirada traria prejuízos para a sinalização da via.

Casos como este parecem raros, mas segundo o Departamento de Trânsito de Araucária, ocorrem com muita frequência. apesar disso, a Prefeitura disse não ter um registro específico sobre a ocorrência de roubos de placas e nem sobre o valor dos prejuízos causados pelos ladrões.

Ainda de acordo com o departamento, os roubos mais comuns envolvem placas de sinalização de trânsito e também os tubos de suporte. “Algumas placas já estão sendo compradas com materiais que não possuem valor comercial, em substituição as placas feitas com chapas de aço inox, que são de fácil comercialização. Há uma estimativa de que, por ano, são investidos R$ 400 mil em placas. De cada 10 placas instaladas, seis são reposições, mas é preciso esclarecer que, além de roubo, pode haver reposição por vandalismo, dano por acidente de trânsito, desgaste ou adulteração do material”, explicou a Prefeitura.

Crime

É importante lembrar que quem for flagrado com esse tipo de material pode responder criminalmente por furto ou também por receptação. Se for uma situação de roubo que ocorre no momento, o morador pode solicitar apoio da Guarda Municipal (153) ou da Polícia Militar (190). Também é possível fornecer informações sobre roubo já ocorrido pelo telefone/WhatsApp 3614-1742.

Foto – Marco Charneski

Texto: Maurenn Bernardo

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

Pablo Rosales é campeão brasileiro de jiu jitsu

O araucariense Pablo Rosales, 15 anos, aluno do colégio metropolitana, se consagrou campeão no Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu, organizado pela Confederação Brasileira (CBJJ). O

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp